Por que as noivas usam véus?

Escrito por cathy o'brien | Traduzido por monique oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que as noivas usam véus?
Noivas usam véus para demonstrar pureza (Brides Veil image by Kevin Cooke from Fotolia.com)

Noivas usam véus como parte do traje de casamento, primeiramente para demonstrar pureza. O véu de noiva foi originalmente inventado por pagãos para afastar maus espíritos que podem tentar levar a pureza da noiva. A ideia de pureza simbolizada pelo véu está presente nas religiões judaica e cristã. Os véus de noivas modernos trazem em uma variedade de estilos que refletem o bom gosto e a moda atual.

Outras pessoas estão lendo

História do véu

Os véus de casamento remontam aos antigos impérios romanos e gregos. As noivas usavam véus em cerimônias de casamento pagãs para se proteger dos maus espíritos. Os véus usados nessa época eram vermelhos ou amarelos vivos. Os pagãos acreditavam que essas cores poderiam proteger a noiva. O véu também simbolizava a tradição de protegê-las dos olhos do noivo, pois considerava-se má sorte o noivo ver a noiva antes do casamento.

Importância na religião Judaica

Noivas judias usam um véu para cobrir a luz divina que emana de si. A alma da noiva é considerada pura, divina e sagrada. As almas do noivo e da noiva estão em um estado elevado durante a cerimônia de casamento, o que significa que eles estão mais próximos de Deus do que estariam nos dias normais. O véu cobre a luz que que emana da noiva porque acredita-se que a santidade precisa de privacidade.

Importância nos casamentos cristãos

Por tradição, os casamentos cristãos tinham noivo e noiva usando coroa de flores e galhos. Isso simbolizava os sacrifícios que ambos teriam de fazer pelo casamento. O véu foi introduzido no casamento cristão no início do século XIX. Os cristãos passaram a usar o véu para mostrar ao noivo e aos convidados que a noiva era pura.

Tipos de véus de noiva

Os véus que foram feitos durante os tempos pagãos eram confeccionados principalmente com um fino tecido amarelo ou vermelho. As cerimônias de casamento judaico introduziram o véu branco em moda nupcial. Noivas judias usavam tradicionalmente véus longos, de renda branca que cobriam seus corpos e rostos. Ainda hoje podem ser encontrados véus que cobrem todo o corpo. A moda nupcial moderna oferece uma variedade de comprimentos de véu. Eles podem ser tão longos quanto a cauda do vestido de noiva ou tão curtos que a bainha do véu mal toca os ombros da noiva.

Características dos véus modernos

Os véus são feitos principalmente de renda ou de tule e possuem duas partes: uma que fica parada na parte de trás da cabeça e a outra que fica sobre o rosto da noiva. A parte do véu que cai sobre o rosto da noiva é erguido ao final da cerimônia de casamento e colocado na parte de trás da cabeça. A renda ou tule usado nos véus é branco ou creme. O tipo de branco usado no véu não tem qualquer significado; a noiva escolhe branco ou creme, dependendo da cor que melhor combinar com seu tom de pele.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível