Mais
×

Como saber se tenho "nome sujo" na praça

Ter o nome sujo é um problema que aflige milhares de brasileiros. Além da falta de prestígio diante de credores e empresas, o indivíduo ainda tem uma grande dor de cabeça na hora de limpar o próprio nome. Basicamente, o que se convencionou a chamar de "nome sujo na praça" nada mais é do que ter alguma pendência financeira, graças a dívidas com bancos ou empresas ou por conta da emissão de cheque sem fundos. As entidades responsáveis por "sujar o nome" do devedor são o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa. Elas cadastram devedores em uma espécie de lista negra.

Instruções

Pendências financeiras com bancos ou empresas contribuem para sujar o nome do credor (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

    Para saber se o nome está sujo

  1. O resultado de ter o nome sujo é embaraçoso para qualquer um. Além de não conseguir financiamentos em bancos ou instituições financeiras, quem tem nome sujo não consegue sequer fazer compras a prazo.

  2. O nome sujo geralmente está relacionado com serviços de crédito, cheques sem fundo ou dívidas com bancos ou empresas. Existem muitas formas de saber se seu nome está sujo, no Serasa e no SPC.

  3. Uma delas é comparecer pessoalmente ao Serasa ou SPC mais próximo da sua residência. Leve o RG e o CPF originais até o balcão de atendimento. No mesmo dia, você deve receber um extrato detalhado com informações de todos os débitos pendentes, como carnês, condomínios, duplicatas, cartões de crédito, financiamentos, mensalidades e prestações.

  4. Se não puder ir pessoalmente ao escritório da Serasa ou SPC, é possível fazer uma consulta online, para descobrir se seu nome está sujo na praça. A partir de 2013, a empresa que administra o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) disponibilizou uma plataforma online para checar a situação devedora dos consumidores. Basta entrar no site da empresa e fazer o cadastro com login e senha. O site está na seção Recursos.

  5. Depois que a conta estiver ativada, clique na parte "Consulta de débito". Insira seu número de RG e CPF. O site abrirá uma lista detalhada com todas as suas pendências financeiras, incluindo os nomes da empresa em que o pagamento está pendente.

    Para limpar o nome

  1. Para limpar o nome basta regularizar o crédito. Para isso, o primeiro passo é procurar a empresa ou o estabelecimento para quem você está devendo e fazer o pagamento das dívidas pendentes.

  2. O ideal é conversar com algum representante da instituição, a fim de negociar a dívida.

  3. Depois que a dívida for paga, o estabelecimento deve comunicar que as pendências foram resolvidas Serasa/SPC. Então, você poderá entrar em contato com o Serasa/SPC para solicitar a exclusão do seu nome da lista em até cinco dias úteis.

Aviso

  • Antes de incluir o nome do consumidor na lista suja, o estabelecimento deve notificar o usuário. Ainda assim, estima-se que mais da metade dos brasileiros inadimplentes não sabe que está na lista do Serasa/SPC.

O que você precisa

  • RG e CPF
  • Cadastro no site
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article