Saúde

Nomes de instrumentos odontológicos

Escrito por sharon l. cohen | Traduzido por danilo nunes
Nomes de instrumentos odontológicos

Escovar os dentes regularmente é a melhor forma de prevenir as cáries

brosse a dent image by Christophe Fouquin from Fotolia.com

Ferramentas dentais têm sido utilizadas desde os primórdios da civilização humana. Já em 7000 aC nos vales Indus, que incluiu o atual Paquistão, artesãos tratavam problemas relacionados com os dentes com uma broca de arco normalmente usada para fazer fogo ou madeira. Agora, milhares de anos depois, os dentistas usam uma grande variedade de instrumentos especializados. Odontologia, como todos as áreas de cuidados com a saúde, continua a ser reforçada pelos últimos avanços tecnológicos. Com a tecnologia a laser, por exemplo, espera-se substituir o padrão de broca dental que, atualmente, causa desconforto em muitos pacientes com o seu som irritante e vibrações.

Outras pessoas estão lendo

Sondas

Quando um paciente vai para um check-up geral, o dentista usa diferentes tipos de sondas portáteis de aço inoxidável ou ferramentas pontiagudas. Os mais comuns são chamados de foice ou sonda contra-ângulo. Com picadas suaves, pelas extremidades agudas de tais instrumentos nos dentes e gengivas do paciente, o dentista pode medir a profundidade de bolsas periodontais e procurar por buracos no esmalte do dente para determinar se há cárie dentária ou cárie na gengiva. As sondas podem também diagnosticar fissuras e problemas que estão em desenvolvimento utilizando uma coroa ou ponte.

Equipamento de sucção

Enquanto o dentista ou higienista dentário está trabalhando em um paciente, uma quantidade excessiva de saliva acumula-se na boca. Um instrumento de sucção, chamado ejetor de saliva, remove a umidade acumulada. Os rolos de algodão também são utilizados para absorver sangue, saliva e resíduos dos dentes. Normalmente o dispositivo de sucção é colocado no maxilar inferior do paciente, no interior da fila inferior de dentes a fim de apanhar o excesso de umidade durante os procedimentos.

Broca

A broca do dentista possui rápida rotação que faz furos no dente para remover material deteriorado ou placas, a partir de uma cavidade. Enquanto o dente está sendo perfurado, minúsculos chips de diamante na ponta da broca corroem a placa e o esmalte danificado. Uma vez que a placa é retirada do dente, as bactérias não têm outro lugar para viver; desse modo a cárie não ocorre mais. O furo é, em seguida, preenchido com um material que faz com que o dente fique mais forte e ainda ajuda a evitar maiores danos. A broca dental, ou broca, é muito durável e capaz de resistir à grande quantidade de calor que é gerado com a rápida rotação. Inúmeras brocas são produzidas, cada uma com suas formas e capacidades de corte próprios.

Espelho

Os dentistas utilizam um espelho redondo na extremidade de uma espécie de caneta de aço inoxidável para enxergar e lidar com as partes escondidas da boca e dentes. Eles estão procurando, particularmente, gengivas avermelhadas, inchadas ou sangrando, dentes cariados e áreas onde o tártaro está crescendo fortemente. Quando os dentistas não conseguem enxergar com a visão indireta do espelho de boca, eles usam o espelho para refletir a luz de cima da cadeira do paciente para enxergar as partes internas escuras.

Fórceps

A pinça dental extratora dentes, consiste em bico, pescoço e punho. O bico é feito para agarrar o dente que está localizado numa parte específica da boca. Ele é projetado para se encaixar bem ao redor do dente. A pinça de bico, por exemplo, pode ser especialmente angular para extrair os caninos superiores, laterais superiores ou pré-molares. Por causa de sua função, esses instrumentos são também chamados de extração a fórceps.

Ferramentas de enchimento

Instrumentos de enchimento são usados ​​para preencher as lacunas em torno dos dentes e gengivas. Essas ferramentas de cabo longo têm superfície plana e extremidades espessas para empurrar o material de enchimento com a quantidade necessária de pressão. Eles preenchem completamente as lacunas abertas. Os instrumentos de preenchimento de cavidade dentária são feitos em versões de pontas-únicas e pontas-duplas. Eles também vêm em diferentes tamanhos e estilos.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media