×
Loading ...

É normal uma cadela ter diarreia depois de uma gravidez?

Quando a diarreia afeta uma cadela que teve filhotes recentemente, o dono pode estar preocupado sobre os efeitos disso na saúde geral da mãe e dos cachorrinhos.

O parto é estressante para a cadela mãe (Image by Flickr.com, courtesy of Beverly)

Considerações

Dar a luz e amamentar filhotes exige um esforço para o corpo da cadela. Pode levar vários dias para que oos sistemas corprais da mãe se recuperem.

Loading...

Importância

Uma diarreia moderada em uma cadela que acabou de ter filhotes pode ser normal devido ao estresse ou porque a mãe comeu a placenta dos filhotes. As fezes moles ou a diarreia deve cessar depois de alguns dias.

Motivos

A placenta é o saco que é normalmente expelido depois de cada filhote. Os cães podem instintivamente comer a placenta para esconder a evidência do parto de predadores, e existem teorias de que a placenta fornece uma forma de nutrição em um momento em que a cadela pode não querer deixar os filhotes sozinhos para ir buscar comida.

Período

Uma diarreia que dure mais do que alguns dias ou que esteja acompanhada de outros sintomas deve ser verificada por um veterinário.

Prevenção/Solução

Alguns reprodutores tentam prevenir a diarreia removendo as placentas assim que elas são expelidas ou permitem que a cadela coma apenas uma. Se ainda assim a diarreia se desenvolver, uma ou duas colheres de chá de abóbora pura enlatada pode ajudar a endurecer as fezes.

Conclusão

Leve a mãe e os filhotes para serem examinados por um veterinário dentro de 24 horas depois do parto para um exame de saúde geral.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...