Normas industriais para chapa de alumínio xadrez

Escrito por tamara wilhite | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Normas industriais para chapa de alumínio xadrez
A chapa de alumínio xadrez é normalmente usada como piso antiderrapante (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A American Society for Testing and Materials (ASTM), órgão americano de normalização, criou normas para o uso de chapa de alumínio xadrez que se tornaram padrão para as empresas americanas. A chapa de alumínio xadrez é geralmente coberta por uma camada de óxido anódico, que a protege contra oxidação e corrosão no contato com o aço. Esse material é criado a partir de ligas de alumínio que podem ser cortadas com tesouras e soldadas entre si, possibilitando seu uso em muitas aplicações.

Outras pessoas estão lendo

Usos

A chapa de alumínio xadrez pode ser utilizada como revestimento de proteção em veículos e trailers. Ela é usada para fazer a parte da frente de trailers, para-choques e para-lamas. A ASTM requer um padrão elevado que exige que, no mínimo, um dos lados seja feito com a chapa de alumínio xadrez. Esse padrão cria uma superfície antiderrapante, tornando a chapa ideal para certos tipos de revestimento. Por esta razão, ela também é moldada para criar plataformas de veículos de carga, caçamba de caminhões e de reboques de material e pisos em reboques para transporte de cavalo. A chapa também é colocada em caçambas de reboque de caminhão para proteger a estrutura de aço contra desgaste, rachaduras e danos causados pela exposição ao tempo. Ela também é muito usada para fazer degraus de escada e piso industrial.

Normas industriais para chapa de alumínio xadrez
A chapa de alumínio xadrez pode ser colocada sobre a caçamba de um caminhão para oferecer proteção extra contra a corrosão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Composição

A chapa de alumínio xadrez é criada seguindo as normas H35.1/H35.1M para liga de alumínio do American National Standards Institute (ANSI). Isso equivale à classificação 6061 e 3003 para ligas do sistema de numeração unificada (UNS, sigla em inglês para Unified Numbering System). As ligas da classificação UNS 6061 e 3003 são essencialmente alumínio com vestígios de magnésio e silício. A liga utilizada será identificada usando marcações de acordo com a ASTM B666/B666M. A chapa de alumínio xadrez tem uma etiqueta indicando a liga e têmpera do produto, o tamanho no qual é fornecida e as principais especificações para as quais foi produzida.

Normas do material

A chapa de alumínio xadrez é fabricada de acordo com a especificação B632 da ASTM, chapa de liga de alumínio laminado para piso. A ASTM B580 é a especificação padrão para revestimentos de óxido anódico em alumínio, incluindo a chapa xadrez. Durante a fabricação, amostras de chapa de alumínio revestido passam por testes destrutivos, para verificar se o material de revestimento está em conformidade com os processos descritos na norma ASTM B137. A espessura do revestimento de óxido anódico no alumínio é medida usando a norma ASTM B244. Se a chapa passar por tratamento térmico, esse processo será realizado de acordo com a norma ASTM B918. A composição do material é confirmada quimicamente usando a norma ASTM E34.

Normas para testes

O coeficiente de reflexão da chapa de alumínio xadrez é medido utilizando o método ASTM D523. A impedância elétrica do revestimento anódico é testada utilizando o ASTM B457. O teste de corrosão da chapa de alumínio é definido pela ASTM B538. A medição da espessura do revestimento para chapa de alumínio xadrez revestido que usa uma seção transversal de revestimento é feita por meio de um microscópio seguindo a norma ASTM B487.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível