on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

O que é uma nota fiscal de venda em termos contabilísticos?

Atualizado em 17 abril, 2017

A nota fiscal da venda é um componente fundamental das transações comerciais. A informação que ela contém e a forma como é escrita em última análise afeta as operações da empresa e as demonstrações financeiras.

A nota fiscal da venda é um componente fundamental das transações comerciais (Blue pen in front of invoice image by millann from Fotolia.com)

Definição

A nota fiscal de venda é um documento que solicita o pagamento das mercadorias vendidas ou dos serviços prestados. O documento geralmente especifica a quantidade e a natureza dos bens ou serviços envolvidos, a data e o número da nota fiscal.

Loading...

Exemplos

As notas fiscais de vendas variam de acordo com o tipo de bem ou de serviço vendido. Os exemplos comuns incluem as faturas baseadas na quantidade de bens físicos, faturas com base no tempo de serviços profissionais prestados e a faturação progressiva para projetos de construção.

Efeito na demonstração de resultados

Os contabilistas registram as vendas por débito de dinheiro ou as contas a receber e creditam as receitas e a responsabilidade fiscal. Essa entrada aumenta a receita bruta na demonstração de resultados e também aumenta o dinheiro e o imposto sobre o resumo do balanço.

Carga a bordo

As notas fiscais de vendas para os bens físicos muitas vezes especificam a carga a bordo, a ponto de embarque ou em destino. Essa notação especifica as transferências de título no ponto de embarque ou em destino, esclarecendo a parte responsável por danos ocorridos durante o transporte.

Notas fiscais de serviços futuros

Algumas empresas, como os advogados particulares, emitem faturas de serviços futuros. As empresas que utilizam a contabilidade pelo regime de competência devem manter a receita como um passivo de renda diferido até que os serviços sejam prestados.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...