Tecnologia

Como notar a polaridade de um condensador eletrolítico

Escrito por kurt schanaman | Traduzido por wanderson david
Como notar a polaridade de um condensador eletrolítico

Use uma lupa para notar a polaridade de um condensador eletrolítico

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images

Os condensadores, em volume tanto pequeno como grande, são encontrados em quase todas as formas de equipamento eletrônicos. Esses componentes realizam duas ações vitais em todo circuito eletrônico = armazenam eletricidade e filtram a corrente direta (CD) enquanto liberam somente corrente alternada (CA). Os condensadores eletrolíticos são projetados para armazenar uma quantidade maior de eletricidade e eles têm polaridade, o que significa que têm um lado positivo e um lado negativo. Os padrões da engenharia de eletrônicos estipula que esses condensadores devem ser fabricados com indicações de polaridade sobre eles, para auxiliar na fixação apropriada dos condensadores em um circuito.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Lupa

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Coloque seu condensador sobre uma bancada ou uma mesa em uma área bem iluminada. Segure sua lupa por cima do condensador para ampliar as indicações da parte externa do componente.

  2. 2

    Gire o condensador lentamente enquanto você observa as indicações e as imagens gráficas no mesmo. Alguns condensadores eletrolíticos terão marcado apenas o lado negativo; os símbolos surgirão em forma de objetos ovais que parecem com o sinal de menos (-) indicando o lado negativo. Alguns condensadores terão uma listra branca ou preta no lado negativo. Neste caso, o lado contrário do condensador eletrolítico é o lado positivo. Se você não conseguir encontrar o sinal de menos, mas você consegue ver um sinal de mais (+), então o sinal de mais indica o lado positivo e, consequentemente, o outro lado é o negativo.

  3. 3

    Olhe para os dois fios condutores que vêm do fundo do condensador e observe se um condutor estiver menor que o outro. Alguns fabricantes intencionalmente fazem o condutor de polaridade negativo menor do que o condutor positivo, o que também pode auxiliar na localização da polaridade. Verifique novamente as indicações no "corpo" do condensador para verificar se o condutor menor está de fato no lado negativo.

Dicas & Advertências

  • Uma vez que você tenha localizado as indicações de polaridade no seu condensador, certifique-se de colocar o fio condutor negativo no lado do circuito onde da corrente negativa vem e o fio condutor positivo no lado do circuito onde flui a corrente positiva. O condensador será danificado, podendo até mesmo explodir, se você inserir os fios condutores de forma contrária no circuito.
  • A menos que o condensador seja novo, nunca toque os fios condutores com seus dedos, já que alguns condensadores armazenam uma voltagem alta, às vezes por meses, após uma fonte de energia ter sido removida dele.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media