Mais
×

O que são as notas registro ou notas pedal no trompete?

Atualizado em 20 julho, 2017

Aprender sobre as notas registro ou notas pedal no trompete vai fazer com que você entenda o conceito por trás da execução das notas mais baixas (graves) de todo o alcance de tons do instrumento. Esse tipo de nota normalmente não é utilizado nas músicas, já que não produzem os sons mais agradáveis. Os trompetistas usam essas notas pedal principalmente para melhorar a força de sua embocadura e a qualidade sonora quando utilizam a escala musical.

Notas pedal consistem em algumas noats abaixo da faixa tradicionalmente utilizada (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Notas pedal ou notas registro

As notas pedal consistem na parte mais baixa (grave) do alcance do trompete e começam com o F antes do C central. Tocar essas notas requer a habilidade de manipular a embocadura e a boca para produzir notas abaixo do alcance normal de som do trompete. Alguns músicos também utilizam anéis de dedo e meia-válvulas alternativas para ajudar a tocar essas notas extremamente graves. Produzir essas notas requer a habilidade de vibrar os lábios em uma velocidade extremamente baixa.

Reforçando a embocadura

As notas pedal do trompete que são utilizadas para reforçar a embocadura consistem em notas que caem diretamente abaixo do limite do pistão. Elas devem ser tocadas com lábios fechados. Tocá-las desse modo cria uma tensão adicional nos lábios e ajuda a desenvolver força na embocadura. Esse tipo de nota pedal não deve ser utilizado na performance real. Ela produz um timbre muito tenso e dissonante.

Relaxamento da embocadura

Empregar uma técnica específica para ajudar a relaxar a embocadura permite que os lábios vibrem livremente em uma posição não fechada. Para tocar as notas que naturalmente caem abaixo do alcance do trompete você tem que diminuir a velocidade de vibração dos lábios. Isso vai criar notas pedal manipulando a frequência dos lábios e criando uma massagem vibratória para eles.

Nota pedal mais grave

A nota pedal mais baixa ou grave, uma oitava abaixo do C (Dó) central e abaixo, necessita que o trompetista coloque seu lábio inferior para fora do bocal. Essa técnica permite que o lábio superior vibre livremente. Os trompetistas tocam essas notas graves para ajudar a melhorar seu alcance de notas agudas e sua habilidade de "gritar" no trompete. Os gritos envolvem tocar nas faixas mais altas enquanto canta as notas -- uma técnica que necessita de muito controle.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article