Como fazer uma nova cena no Flash CS5

Escrito por filonia lechat | Traduzido por pedro henrique braga
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer uma nova cena no Flash CS5
Aprenda a criar suas cenas no Flash CS5 (Creatas/Creatas/Getty Images)

O software de animação Adobe Flash CS5 permite que você defina várias cenas, como por exemplo, para vídeo games, aplicações rápidas e clipes de filme. Cada cena tem que começar em algum lugar, e em Flash, elas começam em uma única entidade chamada de "keyframe" (quadro-chave) que compõe a maior parte do trabalho em Flash, pois eles mantêm tudo o que se passa em seu projeto. Para fazer uma nova cena do Flash CS5, escolha seus keyframes e o que vai passar dentro deles, e em seguida, defina sua cena.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Inicie o Flash CS5. Clique no link "Flash Document" (documento flash) dentro de "Create New" (Criar novo) para abrir um "stage" (palco) e uma "timeline" (linha do tempo) em branco. Por padrão, o indicador da linha do tempo indicará que a nova cena irá começar no "Keyframe 1" (quadro-chave 1); para iniciar a nova cena em um ponto diferente da linha do tempo, clique com botão direito do mouse neste keyframe e selecione "Insert Blank Keyframe" (Inserir quadro-chave em branco). Caso contrário, deixe a linha do tempo como está.

  2. 2

    Clique no ícone "A" no painel "Tools" (Ferramentas). Clique no stage e digite o texto de início da cena, como por exemplo, "A cena está começando". O círculo branco do "keyframe 1" se transformará em um ponto sólido.

  3. 3

    Ajuste o texto da cena no "Property Inspector" (Inspetor de propriedades) na parte inferior da tela, onde você também poderá aumentar o tamanho do texto, escolher uma cor diferente e um tipo de fonte diferente, mas isto é opcional.

  4. 4

    Clique com botão direito do mouse em um keyframe à direita do primeiro. Quanto mais distantes os dois quadros estiverem, tal como 1 e 60 em comparação com 1 e 6, mais duradoura será cena. Selecione "Insert Keyframe" (Inserir quadro-chave). Um círculo sólido aparece nesse quadro, e toda a parte da timeline que simboliza a cena, será sombreada.

  5. 5

    Clique para selecionar a caixa de texto dentro do stage. Digite na caixa sobre o texto antigo algo como "A cena está terminando".

  6. 6

    Clique no pequeno retângulo vazio vertical à esquerda do novo keyframe, por exemplo, o quadro 59, caso tenha escolhido o quadro 60 anteriormente. Abra o menu "Tween" (interpolação) no "Property Inspector" e selecione "Motion" (Mover). A área sombreada na linha do tempo se transforma em uma seta azul. Este passo é opcional, mas dá à sua cena uma suave transição entre o conteúdo do quadro inicial e do final. Sem a interpolação, a mudança aconteceria de repente, sem uma transição gradual. Para que isso aconteça, é só deixar marcada a opção "None", mostrada no menu "Tween".

  7. 7

    Arraste o indicador da linha de tempo de volta ao quadro 1. Clique no menu "Control" (Controle) e clique em "Play"(Reproduzir) para testar a nova cena.

Dicas & Advertências

  • Outra opção é adicionar uma nova cena de um arquivo de animação em Flash existente. Na tela de boas-vindas, clique no link "Open…" (Abrir ...). Navegue até o arquivo Flash e clique duas vezes nele. Arraste o indicador da timeline para o keyframe onde a nova cena deve começar, e o quadro deve estar em branco.
  • Em vez de texto, você também pode fazer as cenas com imagens. Ao invés de adicionar o texto com a ferramenta de texto, clique no menu "Insert" (Inserir), e então selecione "Image" (Imagem). Adicione a primeira imagem no primeiro keyframe, a segunda imagem no último e use o "Tween" para uma transição gradual entre as imagens.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível