on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Nove tipos de linhas em aulas de arte

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A linha é um dos elementos mais básicos de desenho em aulas de arte. Todas as artes visuais fazem uso dela. Ela é um golpe com uma caneta, lápis, pincel ou outro meio que começa em um ponto e se move ao longo de um caminho, criando extensão. As linhas existem em todas as espessuras, comprimentos e tamanhos. É importante distinguir os diferentes tipos de linhas que você pode usar ao criar um trabalho de arte. Existem nove básicas que serão usadas nas aulas de arte.

A linha é um bloco construtor fundamental nas aulas de arte (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Horizontal, vertical e diagonal

As linhas horizontais, verticais e diagonais são três das retas mais básicas que você pode usar em aulas de arte. As horizontais são típicas em pinturas e desenhos como a linha que marca a presença do horizonte. Elas começam em um ponto e se movem paralelas ao chão, teto ou céu.

Uma linha vertical começa em um ponto e se move para cima ou para baixo. Ela será paralela ao lado do papel ou da tela. A linha do tronco de uma árvore do topo à base representa uma vertical. Inversamente, as diagonais são linhas que se inclinam em relação às horizontais e às verticais. A inclinação pode se mover tanto para a direita quanto para a esquerda.

Loading...

Angulosa, curva ou gestual

Angulosas, curvas ou gestuais são outras linhas que você utilizará em aulas de arte. Uma angulosa cria um ângulo amplo ou estreito conectando duas diagonais que estão se movendo em direções diferentes. Elas são usadas mais frequentemente para criar cantos.

Uma linha curva é parecida com a angulosa, mas em vez de criar cantos quadrados, ela pode criar um objeto arredondado ou encaracolado. Elas também podem expressar movimento, como o de uma fumaça saindo por uma chaminé. Da mesma forma, uma linha gestual é criada para expressar movimento contínuo. No entanto, essa linha não segue uma forma específica, como a curva ou a angulosa. Ela pode ser curva e angulosa ao mesmo tempo.

Contorno

As linhas de contorno são igualmente importantes nas aulas de arte, porque fornecem forma e definição. Uma linha de contorno cria uma extremidade ou limite, permitindo que os objetos no seu trabalho sejam distinguíveis um do outro. As linhas de contorno também oferecem complexidade e profundidade. Elas podem distinguir uma fruta em uma tigela da própria tigela em uma pintura.

Divisória

Uma linha divisória também cria limites, separando um espaço de outro. Você usará essas linhas nas aulas de arte para criar um horizonte ou separar blocos em um padrão. Existem infinitas aplicações para o uso de linhas divisórias em aulas de arte. Uma linha divisória pode ser real ou imaginária. Ocasionalmente, ela não será desenhada no papel, mas estará implícita no desenho.

Decorativa

Uma linha decorativa é qualquer tipo de linha usada em aula de arte para decorar ou adornar os detalhes de seu trabalho. Elas são usadas para criar formas ou padrões, e embelezam e fornecem detalhes a objetos que você queira destacar no trabalho.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...