Número de células brancas sanguíneas em uma criança

Escrito por erik andrews | Traduzido por luiz afonso de oliveira moura santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Número de células brancas sanguíneas em uma criança
Os níveis normais de células brancas na criança variam de 4500 a 11000 por microlitro (lab image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)

Os níveis de células brancas sanguíneas (leucócitos) indicam o estado do sistema imunológico de uma criança. Os níveis totais de células brancas no sangue são similares para crianças e adultos, entretanto, os recém-nascidos possuem níveis muito mais elevados dessas células, que se aproximam dos níveis normais de adultos em cerca de duas semanas após o nascimento. Os níveis de células brancas no sangue fazem parte do hemograma completo que os médicos podem pedir se a criança não estiver se sentindo bem.

Outras pessoas estão lendo

Significado

As células brancas são um dos componentes do sangue juntamente com as células vermelhas, as plaquetas e o plasma. As células brancas são primariamente responsáveis pela reação contra infecções de todos os tipos. Como são necessárias para reagirem a diferentes tipos de infecções, e potencialmente por um longo tempo, existem diferentes tipos de células brancas. Uma contagem de células brancas detectará todos os subtipos e os quantificará a partir de uma única amostra.

Níveis normais

Para a maioria das crianças, assim como para os adultos, o nível normal de células brancas é de 4500 a 11000 por microlitro. Esse número é elevado em recém-nascidos a cerca de 9000 a 30000 por microlitro mas cai até os níveis normais de adultos em cerca de duas semanas de vida. O nível total de células brancas geralmente aumenta quando a criança tem uma infecção, mas também pode aumentar em outros casos, como a leucemia. Os níveis baixos dessas células indicam uma susceptibilidade à infecções.

Tipos

Existem muitos tipos de células brancas, e a quantidade deles varia de acordo com a idade da criança. Os tipos de células brancas que são detectadas durante um teste normal de laboratório são os neutrófilos, os linfócitos, os monócitos, os eosinófilos e os basófilos. Os neutrófilos e os linfócitos são os tipos mais abundantes de células brancas. As crianças normalmente têm mais linfócitos que neutrófilos, apesar de que essa predominância muda para só os neutrófilos por cerca dos oito anos de idade.

Considerações

O nível de células brancas no sangue é um teste de análise sanguínea, assim, o sangue precisa ser retirado da criança. Nas crianças mais velhas, o sangue geralmente será retirado de uma veia do braço com uma agulha, processo igual ao dos adultos. Em crianças mais novas ou recém-nascidos entretanto, o sangue pode ser obtido por uma lanceta ou por uma picada no dedo. A contagem de células brancas faz parte de uma exame de sangue (hemograma) completo, que quantificará todos os componentes do sangue em um teste.

Benefícios

Os níveis de células brancas refletem com precisão a saúde do sistema imunológico da criança. As elevações normalmente representam infecções e os declínios indicam aumento no risco de infecções. As divisões entre os tipos de células brancas podem ajudar o pediatra a descobrir qual tipo de infecção a criança tem, já que os diferentes tipos de células aumentam com os tipos diferentes de infecções. Os níveis de células brancas também podem ser usados para monitorar a recuperação de doenças mais graves.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível