O que é um número SWIFT para uma conta bancária?

Escrito por ciaran john | Traduzido por débora faggioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um número SWIFT para uma conta bancária?
O sistema SWIFT trabalha com bancos de todo o mundo (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A sociedade mundial interbancária de telecomunicação financeira opera um serviço de transferência de valores utilizado pelos bancos em todo o mundo. Os códigos identificadores são atribuídos aos bancos que usam o serviço SWIFT. Esses números BIC são utilizados para direcionar as transferências de dinheiro entre instituições financeiras e são comumente chamados de códigos ou números SWIFT.

Outras pessoas estão lendo

História do sistema SWFT

O sistema SWIFT iniciou suas operações na cidade belga de Bruxelas, em 1973. Originalmente, a organização era composta por 239 bancos de 15 países diferentes. A primeira mensagem somente foi enviada em 1977, quando a organização tinha se expandido para mais de 500 bancos. O SWIFT processou ​​10 milhões de mensagens em seu primeiro ano de operações e abriu seu centro operacional na América do Norte em 1979. Em 2010, o sistema SWIFT já atendia mais de 9.000 instituições financeiras de mais de 200 nações.

Como os códigos SWIFT funcionam

As pessoas que desejam enviar transferências bancárias para os bancos estrangeiros devem apresentar ao seu banco o número da conta beneficiária. Também devem fornecer o nome do titular da conta e o código SWIFT do banco recebedor. O banco envia os fundos através da Reserva Federal, mas a informação da transferência é mediada pelo sistema SWIFT, de forma que banco recebedor pode creditar a conta destinatária antes dos fundos serem fisicamente recebidos.

Equívocos

Muitas pessoas acreditam que o SWIFT apenas emite os SWIFT BICs, mas a empresa permite que outras empresas de todo o mundo troquem informações. O SWIFT opera um serviço de mensagens seguras que uma infinidade de instituições, incluindo corretoras e outras grandes corporações, usam. O sistema SWIFT transmite os dados, mas não armazena as informações. Embora com sede na Bélgica, o sistema SWIFT opera como uma organização de membros integrantes e fornece uma plataforma para as empresas de todo o mundo para compartilharem tecnologias e inovação.

Números de roteamento

Os códigos SWIFT são normalmente necessários apenas para transações internacionais, porque os bancos com sede nos EUA usam números de roteamento para transferências bancárias domésticas diretas. A Associação de Bancos Americanos começou a emitir números de roteamento em 1910. Estes são efetivamente números de contas que são utilizadas pelos bancos e a Reserva Federal para transferências diretas de fundos. Os números de roteamento também são usados ​​para transferências de depósitos diretos e pagamentos com cheque eletrônico. Os números constam de nove dígitos e são encontrados ao lado dos números de contas na lateral dos cheques. Os bancos estrangeiros usam números de roteamento e códigos SWIFT para enviar dinheiro para contas americanas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível