O que os números dos potes da marca Mason Ball significam?

Escrito por stella noble | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os números dos potes da marca Mason Ball significam?
Hoje, os potes Ball antigos são procurados por colecionadores (PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images)

Os potes da marca Mason Ball foram originalmente produzidos em 1884 pela Ball Brothers Glass Manufacturing Company (agora chamada simplesmente de Ball Corporation). Os irmãos Ball, donos da empresa, começaram a fazer potes de vidro para frutas quando a patente dos potes da marca Mason Improved havia expirado. Os primeiros potes de vidro feitos pela Ball eram de cor âmbar ou verde água e eram produzidos na cidade de Buffalo, Nova Iorque. Os potes Ball agora são fabricados por diversas empresas ao redor do mundo.

Outras pessoas estão lendo

Numeração inicial

Originalmente, os potes Ball eram feitos por sopradores de vidro profissionais, cada um apoiado por uma pequena equipe de assistentes. Cada um deles marcava todos os seus potes com um número usado apenas por ele. Isso era feito para fins de pagamento. No fim do dia, o soprador de vidro e sua equipe eram pagos pelos potes que tinham suas numerações.

Números de molde

Mais tarde, quando máquinas começaram a ser usadas ​​para fabricar os frascos, cada um dos moldes que esses equipamentos utilizavam eram marcados com números diferentes. Isso ajudava o gerente da fábrica a manter o controle de qualidade, já que cada máquina usava pelo menos quatro moldes. Se um deles tinha algum defeito e havia várias máquinas rodando ao mesmo tempo, desligar cada máquina para encontrar o molde defeituoso poderia desperdiçar preciosas horas de fabricação.

Numeração moderna

Os potes de vido da Ball são marcados com muitos números diferentes, que variam de acordo com a empresa que os fabrica. Os números podem se referir à localização da fábrica, ao número de fabricação ou lote e à data de fabricação.

Potes de fruta antigos

Os primeiros potes de vidro da Ball, que eram fabricados manualmente, são fáceis de identificar, pois o fundo do frasco tem uma marca denominada cicatriz pontil. Essa marca era produzida por uma haste de metal anexada ao fundo do frasco para o arrefecimento enquanto a haste de sopro era retirada da boca do pote, após ele ter sido formado. Esta marca pode ser parecida com um anel de vidro em relevo ou um entalhe de cor preta ou vermelha.

Se você está tentando descobrir a data em que um frasco foi fabricado, a localização das linhas de junção no pote e a suavidade do topo são os dois indicadores úteis. Se a parte superior do frasco estiver áspera é porque ele foi soprado manualmente ou em um molde e a haste de sopro foi interrompida no topo sendo lixado posteriormente para suavizar; isso significa que provavelmente ele foi feito antes de 1900. Se as linhas de junção param logo na borda do pote, significa que ele foi anexado ao corpo após ter sido soprado dentro de um molde. Esse tipo de frasco remonta a antes de 1915.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível