×
Loading ...

Os objetivos da democracia

Atualizado em 20 julho, 2017

A democracia é, literalmente, a forma mais popular de governo no mundo ocidental moderno. No entanto, o termo teve origem em passados mais antigos da história da humanidade do que as origens dos Estados Unidos e do Ocidente. É uma palavra com fortes conotações positivas, indicando um governo pelo povo, em oposição à aristocracia.

Na democracia, os cidadãos de um país votam nos seus representantes governamentais escolhidos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Expressão da vontade do povo

As teorias da democracia moderna surgiram na época do Iluminismo do século XVIII. Durante esse período, os filósofos começaram a aceitar a ideia de que pessoas comuns poderiam tomar decisões informadas sobre questões políticas de grande escala. Mesmo antes, durante e depois da era do Iluminismo, o termo "democracia" foi muitas vezes utilizado de forma pejorativa, para insinuar que alguém estava a favor de dar às massas o direito de voto.

Loading...

Políticos eleitos livremente

Embora muitos sistemas democráticos sejam governados por ditaduras de partido único, a democracia Westminster, modelada pelo Ocidente, permite que os cidadãos votem livremente nos candidatos. Isso é projetado para suportar melhor os políticos responsáveis ​​por suas ações. No entanto, os críticos acreditam que políticos ricos e bem relacionados podem facilmente manipular o público usando sua popularidade, slogans ou divisões sociais para ganhar o voto.

Proteção do direito de todos

A democracia está inevitavelmente ligada à proteção de todas as pessoas, em oposição à proteção de uma pequena elite. Aqueles que se alinham aos ideais de democracia geralmente suportam um conjunto de direitos inalienáveis ​​que não podem ser removidos de qualquer indivíduo. Claro, existe também o componente de votação. A ideia é que quanto mais pessoas participam de uma democracia justa, melhor representados os seus interesses serão.

Poderes competindo pelo controle do governo

Ao dividir o governo para que a "melhor" plataforma vença, a democracia impede uma eventual unidade ditatorial. A maioria das democracias contemporâneas contém um conjunto de verificações e equilíbrios governamentais, no qual certos poderes vigiam os outros. Tecnicamente, os cidadãos devem ser soberanos em uma democracia e, por meio dos seus votos, compreenderem a maior forma de autoridade política.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...