Objetivos do domínio afetivo

Escrito por jessica pope | Traduzido por max jahnke
Objetivos do domínio afetivo
Motivação e interesse são objetivos importantes para o domínio afetivo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Em 1965, o teórico da educação Benjamin Bloom publicou a "Taxonomia de Objetivos Educacionais: A classificação das Metas Educativas". Bloom identificou três domínios de aprendizagem: o cognitivo, o afetivo e o psicomotor. O domínio cognitivo inclui objetivos de aprendizagem, como conhecimento, análise e compreensão. Entre os objetivos do domínio psicomotor estão a coordenação muscular e o controle do corpo. Os objetivos do domínio afetivo são mais difíceis de classificar.

Atenção

Um dos objetivos para o domínio afetivo é o aluno ser capaz de prestar atenção a certos estímulos. Os alunos devem ser capazes de tolerar e desenvolver o interesse no assunto, bem como se envolver ativamente. O domínio afetivo inclui a motivação dos alunos e o conjunto de emoções que os estudantes sentem a respeito da experiência de aprendizagem. Os alunos devem ser capazes de experimentar emoções positivas, quando prestam atenção aos assuntos.

Integridade

Consistência de caráter e cuidado em questões éticas também são objetivos para o domínio afetivo de aprendizagem. Quando as pessoas aprendem novas informações sobre si mesmos ou sobre os seus arredores, isso deve impactar na maneira com que interagem com o ambiente. Por exemplo, aprender que uma empresa se ​​envolve em práticas antiéticas muitas vezes motiva uma pessoa a parar de patrocinar a empresa. Integridade, como um objetivo de aprendizagem para o domínio afetivo refere-se à capacidade de um indivíduo de fazer escolhas que são moralmente consistentes com o seu conhecimento do mundo.

Empatia

A capacidade de compreender e apreciar as escolhas éticas, sociais e pessoais de outra pessoa é um grande objetivo para o domínio afetivo de aprendizagem. Por este motivo, os instrutores que enfatizam o domínio afetivo incluem atividades onde os alunos interagem com os de diferentes origens étnicas, religiosas e nacionais. Esta exposição ajuda a aumentar a capacidade do aluno de empatia com aqueles que são diferentes dele. A empatia também envolve as faculdades imaginativas e, portanto, inclui os processos cognitivos e afetivos.

Valorização

Os alunos devem apreciar o valor da aprendizagem -- é o que os professores querem. Os instrutores de artes e ciências incentivam os alunos a examinar a beleza do assunto e a maneira com que o aumento do conhecimento do assunto pode beneficiar positivamente suas vidas. A capacidade de apreciar o que uma pessoa está aprendendo é um dos objetivos do domínio afetivo. Embora os professores tendem a enfatizar os processos cognitivos de aprendizagem, processos afetivos são importantes para a aprendizagem, bem como para um desenvolvimento social e pessoal adequados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível