Os objetivos específicos de uma auditoria

Escrito por jeff clements | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os objetivos específicos de uma auditoria
Objetivos da auditoria estão diretamente relacionados às afirmações das declarações financeiras administrativas (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Em geral, o objetivo de uma auditoria é avaliar o risco de distorções materialmente relevantes nas demonstrações financeiras. Esses erros podem surgir das inadequações nos controles internos e da gestão de declarações imprecisas. Então, testar a validade das várias declarações administrativas implícitas é o principal objetivo de um auditor.

Outras pessoas estão lendo

Existência e integridade

As normas de auditoria exigem que os auditores testem as afirmações de gestão básicas implícitas nas demonstrações financeiras. O essencial entre as várias afirmações são a existência ou a ocorrência, que descrevem um conceito singular: os lançamentos contábeis não são ficção. Como o nome sugere, um auditor realizará vários procedimentos para verificar se os ativos existem de fato, e se as transações registradas realmente são realizadas. Além disso, um auditor buscará evidências de integridade, de modo que as demonstrações financeiras contenham todas as transações materiais realizadas e que, dessa forma, os registros não omitam nenhuma transação.

Direitos e obrigações

Os vários direitos e obrigações da companhia são afirmações de gestão importantes, inerentes às demonstrações financeiras. Assim, um auditor obterá evidências sobre os direitos de uma empresa, como o título adequado de ativos e o status de propriedade intelectual. Um auditor se preocupará com as afirmações relativas às obrigações da empresa, como contas a pagar, dívidas de longo prazo e obrigações fiscais. Assim, os objetivos da auditoria serão obtidos após validar essas afirmações específicas.

Avaliação ou alocação

A avaliação ou alocação são afirmações de gestão que, muitas vezes, são relevantes para as demonstrações financeiras. Com isso, um auditor prontamente realizará procedimentos de auditoria relativos a esses objetivos. Os princípios de contabilidade geralmente aceitos exigem que certos itens do balanço sejam apresentados utilizando diferentes metodologias de avaliação. Atender a essas normas é o principal objetivo da auditoria, já que o risco de distorções materialmente relevantes é pouco provável, mas é muito importante. Assim, entre outras coisas, o custo histórico dos ativos é verificado, os métodos de depreciação são analisados, e o valor justo dos investimentos é calculado para satisfazer esse objetivo.

Apresentação e divulgação

Outro objetivo específico da auditoria é validar a apresentação das demonstrações financeiras e a adequação das suas divulgações. As demonstrações financeiras devem obedecer a certos requisitos e expectativas e incluir o balanço, a demonstração dos resultados, a demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração do patrimônio líquido. Com relação à divulgação, o auditor examinará a suficiência e a clareza das notas de rodapé e transparência na discussão e análise da gerência, para que ele possa avaliar o risco de distorções materialmente relevantes e cumprir o objetivo da auditoria.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível