Objetivos promocionais

Escrito por kathy moore | Traduzido por daniel tamayo
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Objetivos promocionais
A exposição em feiras de negócios é uma forma comum para as empresas se promoverem (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A meta geral da promoção é chamar atenção para o negócio e seus produtos ou serviços. Objetivos promocionais são metas específicas que devem ser atingidas através de um conjunto de ações de marketing, incluindo itens promocionais, eventos de vendas, comerciais, programas de fidelidade, informes publicitários, eventos de mídia, cupons, envolvimento da comunidade, marketing online e feiras de negócios.

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Estabeleça a imagem da empresa na comunidade

As comunidades sustentam negócios. Assim sendo, é uma boa ideia que os negócios apoiem as comunidades. Uma comunidade pode significar uma localização geográfica, mas também se referir a alvos de mercado específicos. Empresas farmacêuticas que vendem remédios para câncer estão envolvidas em eventos de conscientização sobre a doença e para levantar fundos. A empresa se beneficia por ganhar contatos valiosos no mercado e a comunidade ganha recursos e o apoio da empresa.

Torne a marca conhecida

Nenhuma empresa pode fazer pesquisas sem que suas marcas sejam conhecidas. Mais dinheiro é gasto nessa categoria do que em qualquer outra. As empresas podem usar todas as formas de propaganda (televisão, imprensa, rádio, marketing direto e online) para se tornar conhecida. O objetivo promocional pode ser ganhar um fatia do mercado ou entrar em segmentos de mercado específicos. Outro objetivo pode ser substituir a marca mais conhecida do mercado.

Construir a fidelidade do consumidor

Alguns objetivos promocionais são direcionados ao crescimento da fidelidade do consumidor ou da frequência de compra. Programas de fidelidade são projetados para atingir essa meta. As empresas também podem oferecer cartões de desconto baseados na frequência ou brindes promocionais em determinada semana de venda. Enviam-se pesquisas para os consumidores frequentes para descobrir as razões que os levam a comprar só dessa marca.

Capitalização de novas oportunidades de mercado

Numa época em que a inovação ocorre numa taxa crescente, as empresas aprenderam a procurar por oportunidades para explorar. Quando aconteceu o derramamento de óleo da BP no golfo, muitas empresas com tecnologia e conhecimento necessário rapidamente ofereceram ajuda. Essa oferta expôs seus nomes e elas ganharam muitos clientes. Toda uma indústria de tecnologia "verde" surgiu para capitalizar as demandas de consumidores e governos por energia mais limpa e barata. Uma empresa pode escolher se envolver em feiras de negócios ou conferências, adicionar informações em seu relatório anual no site ou promover uma coletiva de imprensa.

Evitar a mídia negativa

A melhor forma de lidar com mídia negativa é utilizar o método que as empresas estão menos propensas a usar, de acordo com Jeff Crilley, antigo âncora de telejornal e autor do livro "Free Publicity" ("Publicidade Livre", em tradução livre). O porta-voz da empresa deve ser apenas sincero. Pesquisas mostraram diversas vezes que empresas que optam pela honestidade ganham muito na opinião pública e podem fortalecer sua imagem corporativa se estiverem lidando bem com uma situação delicada.

Anunciar mudanças

Muito da promoção tem relação com explicar e capitalizar mudanças na organização. Grandes empresas possuem departamentos de comunicação com equipes direcionadas para elaborar informes publicitários e discursos sobre realinhamentos de gestão, fechamento de fábricas, novas localizações, novos parceiros, fusões e aquisições, prêmios corporativos, programas e até resultados de pesquisas com o consumidor. O objetivo é manter o nome da empresa em pauta.

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