Objetivos de se ter um portfólio

Escrito por sarahlynne davis | Traduzido por marcella narvaes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Objetivos de se ter um portfólio
Um portfólio é um conjunto de avaliações contínuas que mede o progresso de um estudante (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Um portfólio é um conjunto de avaliações contínuas que mede o progresso de um estudante, como também seus pontos fortes e desafios. Um portfólio bom pode ser uma ampla descrição do trabalho de um estudante e servirá não apenas como um lugar para guardar os trabalhos já finalizados, mas também para reflexões próprias e recomendações para aperfeiçoamento. O artigo abaixo explicará a importância, função, características, benefícios e considerações de se manter um portfólio.

Outras pessoas estão lendo

Importância

Um portfólio é importante porque mede o progresso do aluno e examina o processo instrucional, não apenas o produto final. Avaliações educacionais autênticas, como portfólios, fornecem níveis múltiplos de aprendizado e demonstram o que um estudante sabe e como usa esse conhecimento. Avaliações tradicionais, como testes, mostram como o conhecimento pode ser memorizado e regurgitado, mas um portfólio mede o desenvolvimento conceitual em um período de tempo. Contudo, testes e outras avaliações têm seus objetivos e podem ser incluídos no portfólio. De acordo com Meg Sewell, Mary Marczak e Melanie Horn da Universidade do Arizona, "os conteúdos de um portfólio podem incluir desenhos, fotos, vídeos ou áudio em CDs, textos e cópias de testes padronizados ou programas específicos. Fontes de dados podem incluir pais, grupos e outros membros da comunidade que conhecem os participantes ou programas, como também reflexões dos próprios participantes" (Sewell, Marczak, e Horn). Dessa citação, fica claro que um portfólio sólido inclui artefatos multimídia, porque um cruzamento de avaliações em diferentes estilos de aprendizagem pode realmente mostrar o desenvolvimento de um estudante.

Função

A função de um portfólio é medir o progresso de um processo em particular, em um período específico de tempo. Antes de começar um portfólio, o estudante deve estar atento aos objetivos que está tentando atingir com esse projeto. Caso contrário, ele ficará confuso sobre quais artefatos incluir. De acordo com Sewell, Marczack e Horn, "se os objetivos e critérios já foram claramente definidos, a 'evidência' no portfólio deixa bastante fácil de demonstrar que a pessoa ou população saiu de uma base de referência de desempenho para alcançar objetivos específicos". Um portfólio funciona como um lugar para guardar materiais, de forma que não sejam esquecidos e para que o estudante possa continuamente refletir sobre seu desenvolvimento naquela área específica. De acordo com David Sweet, um escritor de Guia de Pesquisa de Consumo da Educação (Education Consumer Guide Office of Research), "um portfólio pode ser uma pasta contendo as melhores obras e a avaliação dos pontos fortes e fracos das mesmas. Também pode conter um ou mais trabalhos em progresso que ilustram a criação de um produto, como um artigo, evoluindo por vários estágios de concepção, rascunho e revisão" (Sweet, 1993).

Características

Artefatos colocados no portfólio devem ser escolhidos com cuidado para representar o objetivo do mesmo e os trabalhos mais sólidos do participante. Os trabalhos também devem mostrar desenvolvimento e podem até incluir trabalhos em progresso. Ocasionalmente, um estudante irá rever o portfólio e remover trabalhos antigos, repondo-o com trabalhos novos que mostram um desempenho mais forte de uma certa habilidade. O mais importante, contudo, é que um portfólio só está completo quando tem uma reflexão, um resumo dos pontos fortes e fracos e um plano de aperfeiçoamento. De acordo com Elizabeth Aurbach, " use a narrativa crítico-reflexiva para certificar-se de que os leitores entendam o que está mostrando. Prepare reflexões que coloquem os artefatos dentro de um contexto e explique o motivo de os incluir" (Aurbach, 2005-2006). Adicionar uma reflexão coloca a responsabilidade de aprender no estudante, permitindo-o que veja, entenda e contextualize seus próprios pontos fracos e fortes. Um portfólio muda o papel do professor de apenas um instrutor para um mentor, que trabalha com o objetivo particular de cada aluno.

Benefícios

De acordo com Sewell, Marczak e Horn, um portfólio é útil porque "permite que avaliadores vejam o estudante, grupo ou comunidade como um indivíduo, serve como uma lente que permite uma base para futuro planejamento e análise, entrega um veículo concreto de comunicação, promove uma mudança na autoria, avalia os aspectos mais importantes e complexos de uma área ou tópico e cobre uma ampla competência de conhecimentos e informações" (Sewell, Marczak, e Horn). Diferentemente de um teste que mede apenas um tipo de inteligência e conhecimento, um portfólio é útil para a comparação de conhecimentos entre inteligências. Um portfólio também permite que um aluno se torne mais consciente do processo de aprendizagem. Como Sweet afirma, "portfólios servem como um veículo para aumentar a consciência de um estudante das estratégias ao pensar e produzir seus trabalhos, tanto dentro como fora da classe" (Sweet, 1993). Um portfólio ensina autoconsciência e responsabilidade, habilidades que servirão para uma pessoa muito além da sala de aula".

Considerações

Um portfólio não é útil o tempo todo. Ele não permite que avalie seus estudantes em um modo quantitativo, nem é útil para programas "que têm objetivos muito concretos e uniformes" (Sewell, Marczack, e Horn). Sewell, Marczack e Horn também afirmam que portfólios não são úteis quando você está "comparando participantes em um programa com normas padronizadas" (ibidem). O objetivo principal de um portfólio é medir o progresso de um indivíduo, então é melhor usado nesse contexto. Portfólios exigem tempo e esse pode ser a maior desvantagem do processo inteiro. De acordo com Aurbach "leva-se um um tempo para organizar, para juntar os trabalhos, selecioná-los, digitá-los e refletir sobre cada artefato e sobre a coleção inteira" (Aurbach, 2005-2006). Contudo, se você tem tempo e espaço para guardá-los, portfólios podem ser uma maneira muito útil de avaliar o progresso dos alunos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível