Tecnologia

Como fazer um objeto brilhar no 3DS Max

Escrito por darrin koltow | Traduzido por lean pereira
Como fazer um objeto brilhar no 3DS Max

Um objeto do 3DS Max com self-illumination parecerá brilhar

light bulb image by sheldon gardner from Fotolia.com

O 3DS Max é um programa usado na criação e animação de objetos 3D virtuais. Uma de suas ferramentas para tornar os objetos mais realísticos em aparência é o Material Editor, que permite aos usuários escolher diversas texturas e cores diferentes em seus modelos. Um tipo de material que você pode aplicar é o self-illumination ("auto-iluminação"). Um objeto sobre o qual esteja este material aparecerá brilhante. Uma vantagem de produzir este efeito é a habilidade de ver objetos mesmo quando não são iluminados por luzes externas.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • 3DS Max

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Abra o 3DS Max, clique na viewport "Perspective" e pressione "Alt+W" para maximizá-la.

  2. 2

    Clique no menu "Create", então, na opção "Shapes" e em "Text". Você criará um texto 3D com self-illumination que simulará um anúncio em neon. Você também criará um objeto simples que terá iluminação própria. Você pode aplicar o conhecimento adquirido com este exercício para fazer brilhar qualquer objeto no 3DS Max.

  3. 3

    Clique em qualquer parte da viewport para colocar o texto e digite a mensagem que você deseja para o anúncio em neon na área "Text", em "Parameters". Esta seção está localizada no painel de parâmetros à direita da área de criação da viewport.

  4. 4

    Clique na seção "Rendering" do painel de parâmetros e coloque marcações em ambas as caixas de "Enable in Renderer" e "Enable in Viewport". Coloque outra marcação em "Use Viewport Setting". Estas ações fazem com que o texto antes plano agora apareça tridimensional — qualidade essencial na simulação de anúncios em neon.

  5. 5

    Clique no item "Box" do menu "Create" para entrar no modo de desenho de caixas. A caixa representa um objeto não-texto que você fará brilhar. Você pode também importar, usando o comando "Import" no menu "File", trazendo qualquer modelo do 3DS Max existente para a aplicação do efeito de brilho.

  6. 6

    Clique e arraste na viewport "Perspective" para aumentar a caixa a qualquer tamanho e, então, libere o mouse para completá-la.

  7. 7

    Clique no menu "Create" e, então, no submenu "Light". Clique no sub-item "Standard", seguido por "Omni". Este passo lhe permite colocar uma luz na cena, que você fará para criar o efeito do material neon brilhante.

  8. 8

    Clique em qualquer lugar da viewport "Perspective", para posicionar a luz, e desenhe para cima no eixo "Z" para levantá-la por sobre os objetos criados anteriormente. Pressione "F9" para renderizar a cena.

  9. 9

    Clique na luz e, então, no botão "Modify" no painel de parâmetros. Desmarque a caixa "On", sob a seção "General Parameters". Esta ação desligará a luz.

  10. 10

    Pressione "F9" para novamente renderizar a cena. Os objetos da cena não mais aparecerão. Você agora os fará visíveis adicionando o material de brilho ("self-illuminating") a eles.

  11. 11

    Pressione "M" para entrar no editor de materiais e, então, clique na seta para cima do slider "self-illumination". Solte o mouse quando alcançar "100", que é o valor máximo do slider.

  12. 12

    Clique na primeira esfera na galeria do editor de materiais (que ilustra os materiais que você pode aplicar aos objetos). Arraste-a ao texto e aos outros objetos que você fez ou importou nos passos de quatro a seis. Esta ação aplicará o material brilhante a estes objetos.

  13. 13

    Pressione "F9" para novamente renderizar a cena, que agora exibirá os objetos, mesmo não havendo nenhuma luz externa que os ilumine.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media