Lazer e cultura

Como fazer objetos com jornais e revistas reciclados

Escrito por petra turnbull | Traduzido por marcelo couto
Como fazer objetos com jornais e revistas reciclados

Jornais e revistas velhas podem ser transformados em artesanatos

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Segundo dados publicados no site Environmental Protection Agency em julho de 2011, são produzidos, a cada ano, 350 milhões de revistas e 24 bilhões de jornais nos Estados Unidos. Depois de serem lidos, mais de 80% deles são enviados para usinas de reciclagem e transformados em novos produtos. No entanto, artistas e artesãos podem realizar sua própria reciclagem em casa, ao criar inúmeros objetos e obras de arte a partir de jornais e revistas descartados.

Outras pessoas estão lendo

Miçangas

É possível criar miçangas únicas para confeccionar colares e pulseiras caseiras. Corte as páginas de jornais e revistas velhas em triângulos, passe cola e enrole-os pelas pontas em volta de um arame, palitos de dente, agulhas de tricô ou canudinhos. Deixe o papel secar por alguns dias e, em seguida, passe esmalte, cera de abelha ou cera para assoalho nas peças. Quando o verniz secar, retire o arame ou agulhas e as miçangas estarão prontas para serem usadas em colares, pulseiras, cortinas de portas ou mosaicos.

Máscaras

Máscaras feitas a partir de papel reciclado dão um toque especial à fantasias e também podem se tornar uma bela decoração para paredes. Encha um balão e prenda um pedaço de cartolina no lugar em que o nariz deve estar. Corte o papel em tiras e mergulhe-as em cola para fazer uma máscara de papel machê. Cubra o balão com várias camadas de papel e espere secar. Corte a peça endurecida pela metade com um estilete e retire o balão. Antes de pintá-la, faça cortes para os olhos e boca. Para finalizar, faça um furo em cada lado da máscara para prendê-la com um cordão à cabeça e estará pronta para ser usada.

Alebrije

Alebrijes são figuras folclóricas mexicanas feitas de papel reciclado, pedaços de arame e tinta acrílica colorida. As figuras mostram criaturas de fantasia de acordo com a imaginação da pessoa. Depois de desenhar o Alebrije no papel, triture os jornais velhos em pequenos pedaços e misture-os com cola. Faça a estrutura da figura com arame, jornais e fita adesiva. Cubra a armação com o papel machê e modele-a conforme seu desenho. Deixe secar de dois a três dias, de acordo com o tamanho da figura e aplique uma camada de tinta base antes de começar a decorá-lo

Enfeites de parede

Utilize jornais e revistas reciclados para fazer enfeites de paredes. Corte imagens ou manchetes impressionantes e cole-as em uma cartolina ou em uma tela para criar uma colagem. Também é possível adicionar outros objetos e materiais, como cordões, fotografias, flores secas ou adesivos. Como alternativa, faça enfeites de filigrana em papel, com jornais cortados ou enrolados em tiras. Antes de começar a enrolar e moldar as peças de papel em pequenas bobinas, prepare um padrão e cole-as de acordo com o projeto. Pinte os objetos feitos de filigranas de papel para dar mais cor ou adicione outras características com tecidos, flores e imagens.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media