Objetos de madeira bonitos e fáceis feitos com serra de fita

Escrito por david slate | Traduzido por maria fernanda picotez
Objetos de madeira bonitos e fáceis feitos com serra de fita
Use uma serra de fita para criar formas irregulares e curvas (souvenirs image by Svetlana Tikhonova from Fotolia.com)

A serra de fita é uma ferramenta comumente usada em projetos de carpintaria, especialmente para se fazer objetos que requerem formas irregulares e curvas. Você pode fazer alguns itens de decoração básicos em apenas alguns passos. Dê um acabamento ao seu novo porta-retrato de madeira ou placa de parede tonalizando-os com verniz ou um com pouco de tinta colorida. Crie um esboço do seu projeto antes e depois transfira o desenho para a sua peça de madeira para realizar um corte mais preciso. Você também vai precisar de algumas ferramentas básicas, como uma furadeira manual ou de bancada, uma lima para madeira e diferentes graduações de lixa.

Porta-retrato

Criar um porta-retrato com uma borda decorativa e sem emendas. Meça com precisão o retângulo interno da peça que você vai cortar. Deixe um espaço, com alguns centímetros, e trace o seu desenho ao redor do retângulo que você mediu. Use a serra de fita para cortar a estampa. Faça um furo em algum lugar dentro do retângulo para poder deslizar a lâmina da serra atravessando-a e, assim, recortar o meio. Use uma lima para arredondar as bordas e lixá-las, dando à peça toda um acabamento suave. Você também pode usar uma tupia para criar uma borda rebaixada ao redor da parte de trás da borda interna. Anexe abas pequenas para segurar a sua foto e o cartão de suporte.

Cabideiro para chapéus ou casacos

Use uma serra de fita para fazer um cabideiro para chapéus ou casacos. Meça e corte as costas do cabideiro onde os seus ganchos de madeira irão se anexar. Você pode fazer as costas com um formato retangular ou usar qualquer modelo que a sua habilidade lhe permitir. Faça os seus ganchos com madeira que tenha pelo menos 3 cm de espessura para poder aparafusá-los à placa das costas. Deixe cerca de 15 cm de espaço entre cada gancho. Coloque cola de madeira na ponta das peças dos seus gancho antes de anexá-los à base. Coloque um ou dois parafusos passando pela parte de trás da placa de suporte e atravessando a base de cada gancho. Você também deve furar o lado esquerdo e direito da placa de base para poder aparafusá-la à parede.

Placas para portas ou paredes

Desenhe e corte uma placa para porta, ou parede, com a sua serra de fita. Meça e crie um esboço do formato da sua placa em um pedaço de madeira. Crie a sua peça com não mais do que um 5 cm de espessura, para que ela não fique muito pesada. Recorte o desenho das bordas com a serra de fita e suavize a peça com uma lixa. Use um gravador para queimar a madeira e criar estampas e textos escurecidos e dê um acabamento com um tonalizante para madeira, poliuretano ou verniz. Você também pode usar ferramentas para talhar e criar desenhos texturizados ou textos sobre a madeira utilizar tintas para destacar a sua peça.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível