×
Loading ...

Objetos usados em rituais budistas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

No budismo, muitos rituais são realizados ao longo do ano, muitas vezes para limpar alma e espírito. Eles podem ser organizados individualmente ou em grupos, em celebrações, durante momentos de culto em grupo ou em particular; podem ser simples ou elaborados e feitos por várias razões, desde se comunicar ou apaziguar as divindades para afastar o mal e trazer a boa sorte. Podem ser feitos de muitas formas diferentes, meditando ou com a oferenda de alimentos, e frequentemente empregam objetos específicos.

Os rituais de budistas utilizam objetos para limpeza (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Phurba

A phurba é um punhal ou adaga, parecida com algo usado para prender uma barraca no chão. Ela é muitas vezes chamada de "adaga ritualística" ou "adaga mágica", embora seja realmente um punhal - sua lâmina é cega. A função deste objeto é superar o mal, especialmente na forma de espíritos, e eliminar desafios. Durante o ritual, os mantras são cantados e usuário deve meditar e imaginar estar assustando maus espíritos com a phurba.

Loading...

Dorje

Lamas segura o dorje, simbólico do macho, durante as cerimônias. Essa ferramenta, feita manualmente, é por vezes referida como um sino de meditação, embora não tenha a forma de um sino típico. O dorje é na verdade um cetro, e tem habitualmente um centro mais fino com duas bolas em cada extremidade, ficando parecido com uma haste de cortina com cortinas penduradas e ponteiras nas extremidades. Geralmente, é feito de cobre ou bronze, mas também pode ser de cor prata. O dorje está sempre na mão direita e é idealizado para trazer esclarecimento. Os budistas sempre usam-no ao juntamente ao drilbu.

Drilbu

O drilbu, ou sino, é o representante do feminino, e budistas sempre o usam simultaneamente com o dorje - ele é utilizado por um Lama realizando uma cerimônia. O drilbu geralmente parece um sino comum, mas a alça tem um botão redondo que casa com a ponteira do dorje. Ele é feito do mesmo material que o dorje que o acompanha. Os budistas acreditam que o som do sino limpará uma área de espíritos com a capacidade para o mal.

Roda de oração

O uso de uma roda de oração pode substituir a recitação oral de mantras. Os budistas giram uma roda grande na qual preces e mantras estão inscritos, acreditando que através dese ato as orações são enviadas através do mundo. As rodas de oração são geralmente feitas enrolando papéis com orações escritas e, em seguida, colocando-os dentro de um recipiente feito de cobre ou madeira. O recipiente, que pode também ter orações inscritas, é em seguida anexado a um eixo ou uma vareta, normalmente feitos de madeira, e pode ser girado muitas vezes.

Kapala

A kapala também é chamada de cuia de crânio. Ela é criada usando a parte de cima de um crânio humano, que pode ser decorado com entalhes ou outros adornos. Ela geralmente se parece com uma tigela de cabeça para baixo, mas feita a partir de um crânio, e é frequentemente utilizada para fazer oferendas a divindades.

A lâmpada de manteiga

A lâmpada de manteiga é crucial para o elemento de concentração durante a meditação. Uma lâmpada de manteiga é semelhante a um castiçal. Ela tem uma base e uma tigela no topo que contém manteiga de iaque que os budistas podem queimar. A lâmpada, por vezes, tem entalhes decorativos ou desenhos. Ela é acesa com óleo vegetal e, enquanto ilumina literalmente uma área, também se acredita que ilumine a mente, aguçando imaginação e criatividade.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...