Obrigações e responsabilidades dos garçons

Escrito por annabelle brown | Traduzido por juliana soares
Obrigações e responsabilidades dos garçons

Os garçons trazem comida e bebida aos clientes dos restaurantes

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Os garçons trabalham em restaurantes. Suas responsabilidades podem variar de acordo com o tipo de restaurante no qual trabalham. Esses profissionais precisam ter boa memória e ser ágeis para carregar itens pesados sem deixar cair ou derramar. Boas noções de serviço ao cliente e habilidade para trabalhar sozinho ou em equipe também são necessárias.

Outras pessoas estão lendo

Atendimento ao cliente

O papel mais importante de um garçom é o atendimento ao cliente. Dependendo do restaurante, os garçons podem precisar receber e levar os clientes até suas mesas antes da refeição e também receber o pagamento da conta. Além disso, esses profissionais respondem às perguntas dos clientes e os mantêm felizes enquanto estão no restaurante. Isso inclui certificar-se de que todos recebam os pratos corretos e feitos de acordo com seu gosto. Adicionalmente, eles verificam periodicamente se os consumidores precisam de atenção para pedidos adicionais ou refil de bebidas.

Conhecimento do cardápio

Os garçons devem estar familiarizados com o cardápio do restaurante para que possam responder a quaisquer perguntas que os clientes façam. Devem também atentar-se a pratos que podem ser perigosos para pessoas com alergias. Esses profissionais não devem saber apenas o que está em cada cardápio, mas também devem ser capazes de dar aos clientes uma ideia do sabor dos pratos e da forma como são servidos. Ademais, devem falar sobre todas as promoções oferecidas.

Pedidos

Depois de explicar o cardápio, os garçons recebem os pedidos, que devem ser anotados ou memorizados, dependendo do tamanho e do tipo de restaurante. O garçom é responsável por entregar os pedidos na cozinha, o que pode ser feito de forma escrita ou eletrônica. Quando a comida ficar pronta, ele leva ao cliente rapidamente e assegura-se de que está preparada e apresentada apropriadamente. Esses profissionais devem ter boas habilidades de comunicação que os ajudarão a conversar efetivamente com os clientes, cozinheiros e outros funcionários do restaurante.

Reclamações

Quando os clientes fizerem reclamações ou estiverem, de alguma forma, insatisfeitos com a comida ou atendimento no restaurante, os garçons devem tentar resolver o problema. Se não puderem solucioná-lo, devem informar à gerência sobre isso.

Limpeza

Em muitos restaurantes, os garçons são responsáveis pela limpeza das mesas assim que os clientes terminam suas refeições e saem do restaurante. Eles devem retirar os pratos sujos, limpar as mesas e cadeiras e varrer debaixo delas. Os garçons também são responsáveis por colocar a mesa para os próximos clientes.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media