Mais
×

Como observar a constelação de Órion

Na mitologia grega, Órion foi um caçador lendário que foi recompensado por Zeus com seu próprio lugar entre as estrelas. Órion é uma constelação poderosa que é proeminente no céu do hemisfério sul durante os meses de outono e inverno. O cinturão de Órion é um dos elementos mais distintos das constelações populares e também é um dos elementos mais fáceis de identificar no céu durante a noite.

Instruções

A constelação de Órion é virada de cabeça para baixo no hemisfério sul (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Imprima ou desenhe uma cópia da constelação de Órion, desenhe as estrelas mais brilhantes maiores e inclua os nomes para facilitar na identificação de cada uma no céu.

  2. Vá para fora de casa em uma noite de céu limpo, de preferência um lugar com pouca luz. Se você mora na cidade, talvez tenha que ir a um parque ou outro lugar aberto para escapar das luzes da cidade. Olhe para o céu sudoeste, lembre-se que Órion só é visível no hemisfério sul durante os meses de outono e inverno.

  3. Procure pelas estrelas Alnitak, Alnilam e Mintaka (as três Marias), essas três estrelas semi brilhantes formam o distinto Cinturão de Órion. Identifique-as pela relação entre elas, as três estrelas devem estar em uma linha reta e ter praticamente a mesma intensidade de brilho. Lembre-se que a constelação de Órion é brilhante o bastante para ser vista sem nenhum acessório visual.

  4. Identifique Betelgeuse (Alpha Orionis) e Bellatrix (Gamma Orionis), essas são os sapatos de Órion que estão abaixo do Cinturão e são mais largos que ele. Lembre-se que o cinturão, sapatos e os pés de Órion são as áreas mais distintas e não precisam de um telescópio para serem vistos.

  5. Olhe para a cabeça e o arco de Órion, se lembre que essas estrelas são menos brilhantes que as outras da constelação. Encontre a cabeça olhando através dos ombros de Órion, depois localize uma estrela com pouca intensidade de brilho localizada entre eles e devagar olhe mais alto no céu. Para encontrar o arco, observe uma linha na direita de Bellatrix, e então mova seus olhos em uma linha curvada em cima do ponto central e abaixo dele para localizar todo o arco.

  6. Foque seu telescópio em Betelgeuse, mova para cima da estrela e localize a quinta pequena estrela que identifica o braço de Órion.

O que você precisa

  • Telescópio
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article