Mais
×

Como obter água pura fervendo água do mar

Atualizado em 17 abril, 2017

O ponto de ebulição da água pura é de 100 graus Celsius. A água do mar tem, em média, 30 g de sal dissolvidos em cada quilo de água, ou de 3 mil a 10 mil partes por milhão. Devido ao alto teor de sal, a água do mar não pode ser consumida por seres humanos. A dessalinização é a obtenção de água pura a partir da água do mar utilizando a fervura. Essa é a mais antiga forma de tratamento de água e levou água potável a muitas regiões áridas do mundo. A ebulição permite separar a água pura do sal.

Instruções

A água do mar não pode ser consumida por humanos devido ao alto teor de sal (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Encha o balão de fundo redondo até a metade com água do mar e coloque-o na manta de aquecimento. Conecte o balão de destilação e o tubo condensador à parte superior do balão de fundo redondo. Coloque o béquer de vidro no fundo do tubo condensador.

  2. Ajuste a manta de aquecimento em configuração média e observe a temperatura no termômetro. À medida que a temperatura se aproximar de 100 ºC, o vapor de água começará a flutuar acima do balão de destilação para dentro do tubo condensador. Mantenha a temperatura entre 100 ºC e 102 ºC utilizando a configuração da manta de aquecimento.

  3. Colete a água pura no béquer de vidro. Quando acabar a água do balão de fundo redondo, desligue a manta de aquecimento e deixe o sistema esfriar. A água coletada será pura, sem sal.

O que você precisa

  • Balão de fundo redondo de 250 ml
  • Termômetro
  • Balão de destilação
  • Tubo condensador
  • Manta de aquecimento
  • Béquer de vidro de 250 ml
  • 500 ml de água do mar
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article