Como obter uma certificação ASME para vaso de pressão

Escrito por virginia franco | Traduzido por fabiana silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A American Society of Mechanical Engineers, ASME, é o órgão que estabelece os códigos de segurança e as normas regulamentares para muitos dispositivos mecânicos. Quando um vaso de pressão recebe um selo de aprovação ASME, significa que o equipamento está em conformidade com as normas e regulamentos nacionais e é internacionalmente considerado um produto de qualidade. A seção oito do Código Internacional para Caldeira e Vaso de Pressão da ASME estabelece as regras para o projeto, construção e inspeções de segurança desses equipamentos. Essa certificação é comumente referida como Código para Caldeiras e Vasos de Pressão (BPV, na sigla em inglês para Boiler e Pressure Vessel) e para obtê-la é necessário, entre outras coisas, ter um profundo conhecimento do código ASME. Todo o processo de certificação custa cerca de R$ 36.000,00.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Código ASME para caldeiras e vasos de pressão
  • Consultor do projeto do vaso de pressão
  • Órgão de inspeção autorizado certificado pela ASME
  • Pessoa com registro e certificação ASNT nível III para "Ensaios Não Destrutivos"

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Adquira o código de certificação para caldeiras e vasos de pressão que, particularmente, aborde a Seção VIII em detalhe. A Divisão 1 da Seção VIII contempla o projeto, inspeção e testes das pressões superiores a 15 psig. A Divisão 2 trata de regras alternativas, e a Divisão 3, a fabricação e os testes para vasos de pressão que excedam os 10.000 psi.

  2. 2

    Elabore e desenvolva o manual de controle da qualidade para seu vaso de pressão seguindo as orientações contempladas no Anexo 10 do código. Ele especifica os detalhes relativos aos tópicos dos cálculos de projeto, sistemas de controle de material, compras, processos de solda, calibração, testes e controle de qualidade.

  3. 3

    Tenha um gerente para atuar como consultor de projeto para o vaso de pressão. Verifique se essa pessoa possui um conhecimento detalhado dos códigos ASME.

  4. 4

    Nomeie uma pessoa registrada e com certificação ASNT Nível III para "Ensaio Não Destrutivo", ou END. A ASNT é a sigla para American Society for Nondestructive Testing (Sociedade Americana para Testes Não Destrutivos, em tradução livre), e a certificação de Nível III refere-se ao mais alto grau de certificação que uma pessoa pode obter. Esse profissional será responsável por treinar os engenheiros de controle da qualidade para as avaliações não destrutivas.

  5. 5

    Contrate uma agência de inspeção autorizada (denominada AIA, Authorized Inspection Agency) pela ASME. O representante da agência supervisiona e fiscaliza o restante do processo de certificação ASME até ele seja concluído.

  6. 6

    Obtenha a aprovação da AIA para seu manual de controle da qualidade, bem como para qualquer documentação comprobatória.

  7. 7

    A sua equipe precisará ter um conhecimento profundo dos requisitos para o sistema de controle da qualidade Nível I e Nível II e o código ASME relacionado a eles. Peça para que todos estudem essas normas.

  8. 8

    Faça um "exercício" ou demonstração seguindo o sistema de controle da qualidade aprovado pela AIA. A ASME se refere a isso como uma "revisão conjunta".

  9. 9

    Organize para o representante AIA observar a demonstração da operação do seu vaso de pressão. Anote as recomendações que ele fizer e coloque-as em prática.

  10. 10

    Solicite uma nova visita do representante para mostrar que as recomendações foram integradas. Se tudo correr bem, seu dispositivo receberá a certificação ASME.

Dicas & Advertências

  • Mantenha um registro preciso de cada etapa do projeto, da fabricação e do processo de teste. Arquive esses documentos de forma organizada para que sejam fáceis de localizar. Eles serão minuciosamente analisados e inspecionados pela AIA
  • Um vaso de pressão identificado com um selo de aprovação ASME indica que esse órgão se responsabiliza pelo dispositivo se ele falhar por qualquer motivo. Caso isso aconteça, o processo de certificação ASME para o vaso será extraordinariamente analisado e, se alguma inconsistência da sua parte for encontrada, provavelmente isso resultará em uma ação judicial.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível