Como obter um financiamento pela Caixa

Escrito por pedro santos
Como obter um financiamento pela Caixa
Saiba como financiar um imóvel pela Caixa (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)

O financiamento da Caixa Econômica Federal é uma opção interessante para quem deseja tornar realidade o sonho da casa própria. Entre os diferenciais da Caixa estão as taxas reduzidas das parcelas e menos burocracia. Isso fez com que milhares de pessoas, sobretudo das classes B e C, tivessem acesso ao financiamento de imóveis. De modo geral, qualquer pessoa que tenha comprovação de renda correspondente ao financiamento que deseja obter pode fazer parte do programa da Caixa. Além disso, o banco fornece diversos modos de financiamento, em até 30 anos, ou seja, são 360 meses, no máximo, para o pagamento das prestações. Confira as principais dicas para obter um financiamento na Caixa Econômica Federal.

Instruções

  1. 1

    Para conseguir um financiamento pela Caixa Econômica Federal, o primeiro passo é ir pessoalmente à agência mais próxima da sua residência, para conversar com o gerente.

  2. 2

    Na agência, será necessário entregar a documentação básica, para dar entrada no pedido de financiamento. Os documentos são: carteira de identidade, CPF, comprovante de estado civil e comprovantes de renda. Para quem é assalariado, será necessário apresentar o último holerite.

  3. 3

    Baseado nessas informações, o gerente fará uma simulação para encontrar os tipos de financiamento que mais combinam com a sua renda. É preciso que haja coerência entre a renda familiar e o tipo de financiamento. As taxas de juros mudam conforme o programa de financiamento.

  4. 4

    Depois disso, você escolhe que tipo de financiamento gostaria de fazer e acerta as quantidades exatas das parcelas. O cliente também pode resgatar o Fundo de Garantia como parte do pagamento para financiar o imóvel.

  5. 5

    Em seguida, o gerente leva os documentos para a Superintendência que cuida do processo de financiamento. A Caixa Econômica Federal fará uma avaliação cadastral e uma avaliação de risco para dar uma resposta sobre o financiamento.

  6. 6

    Para o cliente, basta aguardar a avaliação do banco. É um período que pode levar de algumas semanas até alguns meses, dependendo do volume de trabalho ou da região do país onde a agência está localizada.

Dicas & Advertências

  • Para quem não possui vínculo formal de trabalho, será preciso apresentar outros documentos que comprovem renda, como extratos bancários, fatura de cartão de crédito ou comprovante de pagamentos.
  • A simulação de financiamento também pode ser feita online, no site da Caixa Econômica Federal.
  • Antes de solicitar um financiamento, verifique se você tem nome sujo ou restrições de crédito.

O que você precisa?

  • Documentação: carteira de identidade, CPF, comprovante de estado civil e comprovantes de renda
  • Último holerite (para assalariados)
  • Extratos bancários, fatura de cartão de crédito ou comprovante de pagamentos (para não assalariados)

Lista completaMinimizar