Mais
×

Como obter o visto americano

Desde a explosão da crise econômica internacional, ocorrida em 2008, os Estados Unidos se tornaram mais tolerantes com os visitantes brasileiros, graças às enormes somas de dinheiro que injetamos na economia local todos os anos. Em busca de mais turistas, o governo norte-americano anunciou em 2012 um novo sistema para emissão de vistos, que tornou mais fácil o procedimento. Siga os passos abaixo com bastante atenção e consiga o documento que permitirá conhecer a terra do Tio Sam.

Instruções

Obter o visto americano está mais fácil (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

    Como obter o visto

  1. O primeiro passo é obter uma foto, frontal e com fundo branco. Ela será uma imagem preliminar, que posteriormente será substituída. Até lá, esta será sua imagem de referência. Em seguida, é preciso entrar no site do Departamento de Estado norte-americano, onde deve inserir a fotografia. O site possui uma ferramenta para fazer os ajustes de tamanho necessários. Resta agora escolher por qual consulado (São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife) você encaminhará todo o processo.

  2. Após inserir a foto, é a vez de acessar o formulário DS-160, onde são inseridas informações pessoais e sobre a viagem. Ele precisa ser preenchido em inglês, mas há uma ferramenta de tradução das perguntas para o português. Não se esqueça de salvar cada etapa do procedimento, para que não corra o risco de a página da internet expirar. O preenchimento é trabalho e pode levar até três horas para ser concluído, mas pode ser salvo para ser concluído mais tarde.

  3. Uma das mudanças positivas do novo sistema de emissão de visto é a redução de despesas. Antes, era preciso pagar pelo agendamento e também pelo envio do passaporte. Hoje é preciso pagar apenas a taxa de solicitação, conhecida como MRV, no valor de US$ 160. O pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de crédito. O prazo de confirmação do pagamento é de dois dias úteis. Após decorrido este prazo, chega o momento do passo seguinte.

  4. Para cumprir esta etapa, basta entrar no site Brazil US visa, com o número do passaporte, recibo de pagamento da MRV e do número do formulário DS-160. É preciso fazer o agendamento não só da entrevista, mas também da coleta de dados (impressões digitais e nova foto), que será realizado em um dos Casv (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Neste caso, há mais opções de locais: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belo Horizonte, além de dois postos em São Paulo.

  5. Agora chega o momento mais esperado (e temido): a entrevista na embaixada ou em um dos consulados. O local onde ele será realizado já foi escolhido por você, nas etapas anteriores. Não se esqueça de levar todos os documentos, especialmente o passaporte (não pode estar vencido) e página de confirmação com o código de barras do formulário DS-160. Geralmente são dispensados da entrevista menores de 16 anos e maiores de 65. O tempo de atendimento é de no máximo duas horas.

Dicas

  • Desde 2012, o sistema de triagem está menos rigoroso. Portanto, se atender às solicitações e preencher todo o formulário corretamente, as chances de ser reprovado são pequenas.

Aviso

  • É importante mostrar que você tem vínculos no Brasil (especialmente de trabalho) e que, portanto, você não pretende imigrar para os Estados Unidos. Se possível, leve comprovantes de trabalho e renda para apresentar, caso seja solicitado.

O que você precisa

  • - Passaporte válido
  • - RG e CPF
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article