×
Loading ...

Quando ocorre a ovulação em uma cadela?

Atualizado em 06 julho, 2018

Uma cadela atinge a maturidade sexual entre quatro e 24 meses de idade, dependendo de seu tamanho e raça. Tipicamente, ela entra no cio duas vezes por ano, com cada ciclo durando de duas a três semanas. Contudo, raças pequenas podem ter três ou quatro ciclos todo ano, e as maiores podem ter apenas um a cada 12 a 18 meses. Existem sinais característicos que indicam quando sua cadela está ovulando, ou no cio.

Vulva

O inchaço da vulva é o primeiro sinal de que sua cadela está ovulando. Isso ocorre durante a primeira semana do ciclo. A vulva fica localizada abaixo do ânus, e a intensidade do inchaço varia para cada animal; em alguns, ele nem é visível, enquanto em outros, é bastante pronunciado. Sua cadela também pode usar a cauda para proteger a vulva. Outros sinais iniciais da ovulação incluem lamber a região traseira do corpo. Os mamilos também podem ficar mais rosados e proeminentes.

Loading...

Sangramento

O sinal mais perceptível de que sua cadela está ovulando é o sangramento vaginal, que ocorre dentro de alguns dias após o início do cio. O sangramento pode ser inicialmente leve, mas o fluxo aumenta gradativamente e ele se torna vermelho escuro. Se não quiser que sua cadela deixe manchas em todo lugar, você pode comprar fraldas caninas para usar durante o cio. Se achar que o sangramento está mais forte que o normal ou se ele não enfraquecer dentro de alguns dias, talvez seja uma boa ideia levar o animal ao veterinário.

Sinalização

Quando sua cadela estiver pronta para o acasalamento, vai parar de esconder a cauda e começará a deixá-la para o lado. Isso é chamado de "sinalização". Ela pode tentar montar em um cão macho ou até bater com o traseiro em sua perna. O sangramento vaginal vai enfraquecer, tornando-se cor de palha, e sua vulva se atenuará, voltando ao normal. Ela também pode começar a urinar com mais frequência, deixando um rastro rico em feromônios e hormônios para que os machos sigam.

Testes

Um veterinário pode lhe dizer quando sua cadela está ovulando. Se quiser cruzá-la com outro cão, um exame de cultura vaginal ou um exame simples de sangue pode ser realizado para determinar se ela está pronta para isso. O exame de cultura vaginal mostra mudanças na aparência e nos números celulares, enquanto a análise mede o nível de progesterona no sangue. Embora o exame vaginal seja confiável, o sanguíneo lhe dá uma ideia melhor de quando o acasalamento é mais provável de ser bem sucedido.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...