Como ocorre a transmissão de encefalite viral?

Escrito por kim hoyum | Traduzido por pamela oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

A encefalite viral é uma inflamação do cérebro causada por alguns tipos de infecções virais, dentre eles o vírus do Nilo Ocidental, o da herpes vírus e o da raiva. O vírus da herpes é a causa mais comum de encefalite grave, mas casos brandos também podem ser o resultado de infecções de catapora e herpes-zóster (o vírus varicela zóster) ou mononucleose (o vírus Epstein-Barr). A encefalite também pode ocorrer — raramente — depois de uma infecção por sarampo, caxumba ou rubéola, e a inflamação pode tanto surgir no cérebro como uma infecção primária, quando o vírus ataca o cérebro e a medula espinhal como pode ocorrer também como infecção secundária, quando o vírus alcança o sistema nervoso depois de estar em outra parte do corpo.

Outras pessoas estão lendo

Transmissão

Mosquitos e carrapatos podem carregar diversos vírus causadores da encefalite, picando inicialmente a pequenos roedores e pássaros portadores dos vírus e, em seguida, aos seres humanos, a quem transmitem a doença. Os tipos transmitidos pelos mosquitos incluem a encefalite do Nilo Ocidental e a encefalite equina leste e oeste, e as epidemias desses vírus acontecem de acordo com as épocas de reprodução dos mosquitos e do padrão de migração das aves. Os vírus da encefalite também são transmitidos de pessoa para pessoa, como com os vírus da herpes, da catapora e da mononucleose, enquanto o vírus da raiva, por sua vez, é transmitido através da mordida de animais. Uma exceção na forma normal de transmissão da encefalite é o vírus do Nilo Ocidental que, segundo a confirmação dos Centros de Controle de Doenças, pode ser transmitido por transplantes ou transfusões de sangue, podendo também ser transmitido pelo aleitamento materno ou pela placenta de mãe para filho.

Prevenção

Prevenir a encefalite significa prevenir as infecções virais, e evitar as picadas de mosquitos pode dificultar o contato com as formas que eles transmitem. Agentes de saúde sugerem ficar longe de água parada, que é uma das áreas de reprodução favoritas dos mosquitos, e áreas alagadiças. Algumas regiões, onde os mosquitos são comuns, oferecem mais risco do que outras. Lembre-se sempre de usar camisas longas e calças, passando em sua pele um repelente de insetos com DEET e tomando precauções com as crianças. Evite estar ao ar livre durante a noite e remova áreas de água parada próximas à sua casa. Para evitar outras formas de transmissão dos vírus da encefalite, mantenha em dia as vacinas contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola, evitando também a infecção por herpes genital. Se estiver viajando pelo exterior, tome as vacinas para os vírus de encefalite encontrados em outras regiões, sendo o mais comum dentre eles a encefalite japonesa, com ocorrências na Ásia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível