Ocorrência de tosse seca após uma corrida

Escrito por melissa mcnamara | Traduzido por ana maria pires
Ocorrência de tosse seca após uma corrida
A tosse depois de uma corrida geralmente é um problema tratável (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

A ocorrência de uma tosse seca após a corrida é geralmente trazida à tona por exercícios que induzem a asma, também conhecidos como indutores de broncoespasmos. Uma infecção respiratória também poderia resultar em uma tosse seca, portanto consulte seu médico para tratamento apropriado. Ele poderá diagnosticar seus sintomas, observando sua respiração antes e após a execução dos exercícios.

Identificação

Os sintomas do exercício indutor de asma, geralmente, acontecem 10 ou 15 minutos depois que você parou de correr; no entanto, é possível que os sintomas sejam experimentados durante a execução do exercício. Um tosse seca, acompanhada de opressão no peito e dificuldades de respirar são sintomas comuns desta forma de asma. Fadiga e chiado no peito também podem ocorrer. Os sintomas desaparecem gradualmente à medida que você descansa.

Causa

A corrida é uma atividade aeróbica de alta vigorosidade, que causa mais sintomas severos do exercício indutor de asma do que atividades de intensidade leve ou moderada. A hiperventilação é sua causa primária, mas o resfriamento das vias respiratórias também está associado com os sintomas. O ar que é mais frio ou mais seco do que o ar dos pulmões causa uma resposta inflamatória que resulta no estreitamento das vias respiratórias e na produção excessiva de muco. Correr quando a poluição do ar está no auge quando estiver com uma infecção respiratória poderá piorar os sintomas. Se seus pulmões forem sensíveis às mudanças de temperatura e umidade, isto também pode tornar os sintomas mais severos. A tosse, após a corrida pode ficar mais notória durante as estações alérgicas.

Tratamento

Podem ser necessárias de duas a três medicações para tratar com sucesso esta condição. Inaladores pode ser mais eficazes em aliviar os sintomas do que comprimidos -- você pode usar um inalador de alívio rápido antes de correr, e ele irá abrir suas vias respiratórias de quatro a seis horas; e para um alívio mais longo, poderá administrar um inalador de longa ação, que dura até 12 horas. Esteroides inalados diariamente por duas semanas tem se mostrado eficazes no tratamento desta condição. Você também pode fazer usos de modificadores leucotrienos para manter suas vias respiratórias abertas.

Prevenção

Caminhe de 10 a 15 minutos antes de correr, para aquecer seus pulmões e prepare seu corpo para exercícios físicos mais vigorosos. Respire através do nariz enquanto estiver correndo, evitando grandes tragadas de ar pela boca, que seca, gela e inflama suas vias respiratórias -- seu nariz filtra naturalmente, aquece e umedece o ar que penetra em seus pulmões. Correr em um ambiente úmido, como próximo a um rio ou lago, pode reduzir os sintomas. Evite infecções respiratórias lavando as mãos com sabonete diversas vezes dias, especialmente depois de ir ao banheiro.