Como ocultar a geometria em ZBrush

Escrito por pamela dorr | Traduzido por joão paulo nascimento
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O Zbrush é conhecido por ser um líder na indústria de criação de imagens realistas em 3D. Ele tem sido usado em muitos filmes e tem sido, mais recentemente, visto pelo seu potencial para a criação de personagem para jogos. A interface do Zbrush é significativamente mais parecido com a escultura com argila do que as de outros programas líderes em modelagem 3D. Porém, ao utilizar as ferramentas, já que se está empurrando, puxando e manipulando o modelo da mesma forma que você interagiria com a argila, por vezes, ao ajustar parte de seu modelo, pode-se afetar uma área que você não quer. Para não fazer furos na sua escultura, isolar partes dela pode ajudar muito.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Mascare a área do seu modelo que você não quer escondida pressionando "CTRL + clique no botão esquerdo" e arrastando toda a superfície do seu modelo para pintar sua máscara. Repita este processo, girando repetidamente o seu modelo, clicando com o botão esquerdo fora do seu modelo e arrastando. Clique em "Blut Mask" (borrão de máscara) ou "Sharpen Mask" (nitidez de máscara) no menu de ferramentas para afinar as bordas da sua máscara, se necessário.

  2. 2

    Abra o menu "Polygroups" perto da parte inferior dos menus padrão do lado direito da tela. Pressione "Shift + F" para mostrar a "Polyframe" (Estrutura) do modelo. Abaixo do menu "Polygroups", clique em "From Masking" (A partir da máscara). A área mascarada vai mudar as cores. Segurando o CTRL, clique com o botão esquerdo fora do modelo para desmascará-lo.

  3. 3

    Com "CTRL + Shift" pressionados, clique sobre a área colorida que representa a área que deseja que fique visível. O restante da malha vai se tornar invisível. Segure "CTRL + Shift" e clique no botão esquerdo do mouse na área visível para torná-la invisível e fazer o resto de sua malha visível. Aperte "CTRL + Shift" e clique no botão esquerdo do mouse fora do seu modelo para fazer o seu modelo inteiro tornar-se visível.

Dicas & Advertências

  • Isolar áreas do seu modelo usando máscara e polygroups é fundamental para usar o Zbrush. Sem ele, a geometria pode ser afetada de maneiras que você não deseja, estabelecendo, assim, retardo no seu progresso.
  • Borrar a sua máscara pode causar um efeito de borda "esfarrapada" fazendo com que as bordas de seus polygroups se tornem desgastadas e completamente irregulares.

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