Odores químicos em refrigeradores

Escrito por kevin ann reinhart | Traduzido por marcos a. guedes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Odores químicos em refrigeradores
Analise a causa de odores químicos em seu refrigerador o quanto antes (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

A emissão de odores químicos de seu refrigerador pode ser causada pelo vazamento do material refrigerante utilizado para resfriar a região interna desse eletrodoméstico. Outras causas podem ser a bandeja de gotejamento suja, a deterioração de comida ou alimentos com cheiro forte que não foram cobertos de forma adequada ou não estavam embalados corretamente. Os odores são facilmente identificados porque seu refrigerador mantém o ar circulante confinado em um espaço fechado. Para identificar a fonte do odor, uma boa análise é necessária. Só então será possível resolver problema.

Outras pessoas estão lendo

Como funciona um refrigerador

A refrigeração é baseada em dois princípios científicos. O primeiro é que os gases se expandem quando esfriam. O segundo é uma lei da física: a Segunda Lei dos Termodinâmicos. Essa lei afirma que quando duas superfícies, de diferentes temperaturas, estão em contato ou próximas uma da outra, a superfície mais quente esfria e a superfície mais fria aquece. Os refrigeradores utilizam gases vaporizados, bombeados através de tubos para dissipar o calor interno e liberá-lo ao ar externo.

Os gases

Os refrigeradores mais antigos utilizam um gás quimicamente chamado de clorofluorcarboneto ou CFC. O nome comercial do CFC é "freon". Os novos refrigeradores substituem o freon por HFC-134a, também conhecido como tetrafluoroetano ou HFC, visto que vazamentos de CFC afetam a camada de ozônio que protege o nosso planeta. Um odor químico em um refrigerador novo deve ser um vazamento de HFC. O freon é inodoro e é necessário um detector especial para identificar um vazamento desse gás. Por isso, em refrigeradores antigos, é mais provável que um odor químico esteja relacionado a alimentos ou derramamentos.

Análise

Se há suspeita de vazamento de gás, o melhor a fazer é contatar um técnico qualificado para diagnosticar e resolver o problema. Se você acredita que o odor esteja relacionado a alimentos, faça um pequeno trabalho de detetive. Verifique seus alimentos. Tente identificar o cheiro de alimento estragado e verifique se estão molhados ou se houve algum derramamento pegajoso. Veja se há restos de comida ou mofo nas prateleiras de vidro e nos anéis de vedação da porta. Verifique também se há alimentos presos em algum orifício ou fenda no fundo do refrigerador.

Limpe

Para uma limpeza plena, retire todos os itens de seu refrigerador e permita que este iguale a sua temperatura à temperatura ambiente. Remova todas as gavetas e prateleiras e limpe todas com água morna e sabão. Limpe as paredes internas do refrigerador e seque todas as superfícies com um pano limpo. Evite utilizar produtos de limpeza que emitam odores. Recoloque o alimento em boas condições e reajuste a temperatura interna de acordo com as recomendações do fabricante. Coloque um tablete de bicarbonato de sódio dentro do refrigerador para absorver futuros odores indesejáveis e substitua o tablete a cada três meses para manter seu eletrodoméstico com um cheiro agradável.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível