×
Loading ...

Ofereça um jantar para impressionar

Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Introdução

Transformar um jantar normal em uma ocasião verdadeiramente elegante é mais fácil do que você pensa e não tem que custar uma fortuna. Há três segredos para fazer da maneira certa: planejamento, planejamento e planejamento. Nossas 10 estratégias irão ajudá-lo a escolher um menu de comidas e bebidas com o qual você se sinta confortável. Reúna os ingredientes, coloque a mesa perfeita e receba seus convidados no clima para um jantar elegante que eles nunca irão se esquecer.

Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Selecione a estrela de seu show

Uma lista de ingredientes chiques não necessariamente torna um jantar chique. Em vez de servir caviar seguido de salmão e filé mignon em óleo de trufa, escolha um prato ou ingrediente diferente e inclua outros pratos mais discretos em torno dele. Seja qual for a sua escolha, ofereça a melhor versão que você puder pagar. Se for carne, encontre um açougue que venda carne de animais de criações orgânicas; se for um prato de legumes, dirija-se ao mercado e procure por variedades diferentes. As histórias por trás dos alimentos que você escolher podem ser assunto de grandes conversas durante o jantar.

Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Planeje, planeje, planeje

Quando você decidir o menu, reúna (ou encomende) seus ingredientes com antecedência para evitar contratempos. Se não houver disponibilidade de algo, você ainda tem tempo para repensar sua estratégia sem pânico de última hora ou corrida a um supermercado. Aqui está outro truque que anfitriões experientes usam para garantir que não se esqueçam de colocar uma parte vital da refeição no forno no momento certo: escreva as etapas do que acontece em sentido contrário, a partir do momento que você pretende servir a refeição.

Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images

Sirva um prato feito anteriormente

Pilhas de panelas sujas, nuvens de fumaça, um anfitrião atordoado: nenhuma dessas situações se encaixa na descrição de uma experiência gastronômica sofisticada. Controle os processos culinários deixando a maior parte da refeição preparada o máximo possível antes do evento. Qualquer coisa que deva ser usada no último minuto deve ser preparada e organizada: ervas picadas para enfeite devem estar prontas em tigelas, molho para salada pronto em um jarro e assim por diante. Mantenha sua cozinha limpa, pois será infinitamente mais fácil servir e muito menos embaraçoso se os convidados decidirem ajudá-lo.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Faça o que você sabe

Chique e complicado não são sinônimos. Os convidados ficarão muito mais impressionados com um prato simples como frango assado feito espetacularmente bem do que uma paella de 30 ingredientes que você ainda não conseguiu acertar. Pense nas suas habilidades culinárias e monte seu menu em torno delas. Se você quiser fazer experimentos, faça nos aperitivos ou entradas, dessa forma não será tão fatal, caso saia algo errado.

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Ilumine sua vida

Não há nenhuma maneira mais rápida de transformar qualquer refeição em uma ocasião especial do que a luz de algumas velas. A luz de velas deixa os convidados mais à vontade e dá um brilho dourado especial sobre a comida. Alguma opções: velas de mesa em taças, velas flutuantes em uma tigela com água ou castiçais grandes em estilo gótico. Você também pode criar um visual clássico de bistrô ao usar velas em garrafas antigas, de cores incomuns, ou garrafas sofisticadas – uma garrafa vazia de uísque raro ou vodka, por exemplo.

Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images

A parceria perfeita

Em vez de apenas servir os alimentos e bebidas, por que não organizar o evento e planejar um vinho específico para ser servido em cada passo. Quatro garrafas de vinhos combinados, de valores intermediários, causarão melhor impressão do que um par de vinhos aleatórios mais caros. Você pode encontrar grandes pechinchas e indicações em colunas de jornais sobre vinhos e orientações sobre os acompanhamentos que devem ser servidos. Pense em outras opções: coquetéis e cervejas artesanais são opções de bebidas interessantes e inesperadas.

Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images

Crie o cenário

Você não precisa de um conjunto de jantar de 60 peças para criar uma mesa fabulosa e hoje em dia ninguém espera três conjuntos de talheres. Use seus pontos fortes e crie com eles. Por exemplo, se você tem uma toalha de mesa bonita de suas viagens ao exterior, compre flores e guardanapos de papel (de boa qualidade) que combinem. Se você não tem pratos suficientes que combinem para todos os jantares, você pode combinar com pratos diferentes adquiridos de lojas de segunda mão. Se você decidir comprar um novo conjunto de jantar, escolha a cor branca que é a mais fácil de combinar.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Engenharia social

Um jantar que começa bem com todos os convidados, não significa necessariamente que todos irão se entrosar. Um convidado grosseiro que domina a conversa durante toda a noite pode transformar seu encontro elegante em uma reunião tediosa em que todos estão morrendo de vontade de sair. Se houver mais de quatro convidados, controle o fluxo da conversa decidindo antecipadamente quem vai sentar-se onde usando plaquinhas com o nome de cada convidado. É tradição não colocar casais juntos e tente colocar os tímidos ao lado de alguém que poderá deixá-los mais soltos.

Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Trapacear um pouco é permitido

Você não tem que ser Nigella - ou nenhuma socialite - para servir um jantar chique e perfeito. Nenhum convidado espera que você tenha feito tudo o que está sobre a mesa, incluindo os grissinis, por exemplo. Então, se você sabe que pudins não são o seu forte em culinária, não se sinta mal em comprar um ou aceitar a oferta de outro convidado para trazê-lo. Com isso, você poderá concentrar seu tempo e energia nas partes da refeição que ama fazer.

BananaStock/BananaStock/Getty Images

Relaxe

Foi-se o tempo em que um jantar elegante significava procedimentos supercontrolados e ansiedade. Felizmente, isso não ocorre mais. Mas a mais extravagante das refeições e a mais elegante das mesas irão todas para o lixo se o anfitrião estiver tão estressado sobre as coisas no forno que não consegue se sentar nem por um momento. Planeje seu jantar, de modo que você tenha bastante tempo para se arrumar e depois curtir cada momento dele.