O que é uma oferta movida?

Escrito por heather vidmar-mcewen | Traduzido por jesse mourao
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma oferta movida?
Os israelitas davam ofertas movidas como uma demonstração de paz e de serviço a Deus (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A oferta movida é uma ritual de oferta mencionado na Bíblia Hebraica (o Antigo Testamento cristão). Entre os vários tipos de ofertas mencionadas na Bíblia hebraica, haviam aquelas movidas como uma demonstração de paz e de serviço a Deus. Deus ordena que os israelitas tragam animais para o sacrifício, e pães e óleo para os "cohanim" (sacerdotes). Depois de prepararem os sacrifícios, os sacerdotes acenam com a oferta sobre o altar sacrificial.

Outras pessoas estão lendo

Referências bíblicas

Em Êxodo 29:22-28 e Levítico 7:29-36, Deus ordena que os israelitas se apresentem aos sacerdotes com a gordura, órgãos, peito e coxas de carneiro sacrificado, assim como pães, como ofertas de paz. Deus instrui os sacerdotes a segurarem as ofertas e movê-las no ar antes de queimá-las no altar. Deus, então, permite que os sacerdotes comam as porções comestíveis das ofertas em troca de seus serviços. Em Levítico 23:10-14, Deus ordena que os israelitas façam esse tipo de oferta dos primeiros feixes de grãos colhidos a cada primavera.

Tipos

Ofertas movidas eram geralmente partes de mamíferos sacrificados, incluindo ovelhas, cabras e vacas. As ofertas movidas que não incluíam animais, eram as de pães e bolos de pão, fermentados ou sem fermento, às vezes revestidos com óleo. O pão era muitas vezes feito a partir da primeira safra de grãos do ano. As ofertas de primícias incluíam feixes de trigo recém-colhidos e cevada.

Significado

Os israelitas faziam sacrifícios para expiar pecados, reconhecer dias santos, e como ação de graças a Deus. As ofertas movidas eram uma classe separada de ofertas, dada a Deus como uma demonstração de servidão, paz e compromisso. Elas também serviam para, simbolicamente, separar e santificar a tribo de Levi como servos de Deus, quando Arão, o sumo sacerdote, é ordenado a apresentar cada levita diante do altar (Números 8:6-14). As ofertas movidas das primícias marcavam o início da colheita de grãos da primavera e do período de contagem entre os feriados de Páscoa e o "Shavuot" (a festa da colheita).

História

As ofertas movidas eram uma parte do serviço do templo realizada pelo povo judeu, em Jerusalém. As ofertas continuaram até a destruição do Primeiro Templo pelos babilônios em 587 a.C., e foram reinstituídas com a construção do Segundo Templo, em 516 a.C.. Após a destruição do Segundo Templo pelos romanos em 70 a.C., o serviço do templo e as ofertas movidas foram interrompidas.

Interpretações cristãs

Os cristãos veem a oferta movida como símbolo do renascimento de Jesus, que é comparado com os primeiros frutos (1 Coríntios 15:20). O período entre a Páscoa e "Shavuot", conhecido como a Festa das Semanas, simboliza para os cristãos, o período entre a ressurreição de Jesus e a descida do Espírito Santo aos seus discípulos. Os cristãos, portanto, adotaram a oferta movida como uma metáfora da formação da Igreja Cristã.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível