×
Loading ...

Como usar um ohmímetro para medir a resistência do aterramento

Um Ohm (Geralmente simbolizado pela letra grega Omega) é uma unidade de resistência em sistemas elétricos. Zero ohms indicam que não há resistência à passagem de elétrons de um ponto a outro. Considerando que a eletricidade tenta passar pelo caminho de menor resistência até o chão, medir a quantidade de ohms do seu sistema de aterramento lhe dá uma noção de sua segurança geral. Por exemplo, o código elétrico nacional dos Estados Unidos requer uma resistência de 25 ohms ou menos em um sistema de aterramento.

Instruções

Use um multímetro digital para medir a resistência do seu sistema elétrico (digital multimeter 3 image by dinostock from Fotolia.com)
  1. Conecte o fio a uma estaca metálica no chão. Passe-o até o local do seu teste. Assegure-se de ter removido o isolamento de ambas as pontas para que haja uma boa conexão.

    Loading...
  2. Desligue a eletricidade no local de teste. Se desejar, desligue a chave do circuito que está testando ou a chave geral. Não teste um circuito ligado.

  3. Ajuste o seu multímetro para medir ohms (provavelmente representado pela letra grega omega). Se tiver várias opções para ohm, escolha pelo menos 100 ohms, ou mais.

  4. Toque uma das sondas no seu fio de teste e a outra ao local sendo testado -- por exemplo, a terceira entrada de uma tomada, que é do fio terra (este é o furo menor no meio da tomada). A resistência deve ser menor que 25 ohms se o sistema estiver apropriadamente conectado.

Loading...

Dicas

  • Mude a sensitividade do seu multímetro para ter uma leitura mais precisa.

Aviso

  • Não teste um circuito carregado e não toque fios carregados. Desligue a eletricidade antes de testar.

O que você precisa

  • Multímetro digital
  • Pedaço de fio calibre 12 (suficiente para chegar do seu campo de teste até o chão)
  • Estaca de metal

Referências

Loading ...
Loading ...