Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo

Escrito por katie thomason | Traduzido por ronaldo moretti
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail

Como cultivar seus próprios temperos frescos

Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo
Ervas podem ser cultivadas na terra, assim como em vasos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

As ervas não são difíceis e se adaptam facilmente com outros tipos de plantas.

— Ariel Agenbroad, professor de horticultura da Universidade de Idaho

Cozinhar para sua família e amigos é um trabalho de amor, um amor que aparece no sabor da refeição. Imagine o sabor da refeição, quando usa-se ervas frescas, cultivadas em seu próprio jardim de ervas. E não é só possível mas provável que não importa onde você vive, você pode facilmente desfrutar de suas próprias ervas cultivadas em casa. Ariel Agenbroad, horticultor da University of Idaho Extension no Condado de Canyon, afirma que ervas são tão fáceis de crescer que qualquer um pode ser bem sucedido no seu cultivo. Mesmo que a maioria dos tipos cresçam melhor externamente, ele afirma, você pode cultivá-las em um parapeitos de janelas ou balcões de cozinha. Uma janela de jardim — uma janela em forma de caixa que pode ser usada como uma estufa em miniatura — forneceria um bom espaço interno de meio ambiente. Agenbroad chama as ervas de "multi-tarefas" por causa de sua capacidade de adaptação e a facilidade e acessibilidade de ter um jardim de ervas. Ele acrescenta que ervas variam muito em suas características. Elas podem ser comestíveis ou medicinais. Algumas produzem uma fragrância, enquanto outras não. Algumas têm folhagem e flores, e pássaros e borboletas encontram habitat e néctar entre elas. "Ervas não são difíceis e se adaptam facilmente com outros tipos de plantas," afirma Agenbroad. "Elas podem ser cultivadas em hortas, bordas de flores ou ao redor de árvores e arbustos. Algumas ervas perenes, como hortelã, podem tornar-se invasivas no jardim. Plante essas ervas onde possam espalhar-se confortavelmente, ou tente plantá-las em grandes vasos para contê-las." Compartilhar com os amigos é uma das alegrias de possuir jardins, e os jardins de ervas não são uma exceção. Com um jardim de ervas é bastante fácil cultivar toda uma planta e compartilhá-la. "Experimente o enraizamento de estacas de manjericão em água, desenterre e quebre uma planta madura de cebolinha ou orégano e plante essas partes, ou plante um corte de um ramo de lavanda ou alecrim em terra preparada úmida," disse Agenbroad. Uma lista dos oito itens que deve haver em sua horta — com base nas recomendações de Agenbroad e do nacionalmente reconhecido especialista em jardinagem Charlie Nardozzi — consiste de manjericão, cebolinha, lavanda, hortelã, orégano, salsa, alecrim e coentro. Essas plantas foram escolhidas porque "elas fornecem ao jardineiro plantas bonitas, perfumadas que funcionam bem em paisagens ou recipientes" e oferecem "diversas utilidades, para cozinhar e preservar chás e coquetéis," afirma Agenbroad.

Manjericão

Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo
O manjericão rico verde adapta-se bem ao prato (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Destaque em pratos italianos e asiáticos e até em coquetéis, o manjericão é uma das ervas mais versáteis e úteis no jardim. Ele é considerado como anual, na maioria das regiões do país. Ele prospera durante os meses de Verão, o manjericão ama sol pleno e solos férteis bem drenados, afirma Nardozzi.

Além de adicionar sabor a saladas caprese, o manjericão também acrescenta beleza ao jardim. "Você encontrará uma variedade estonteante de escolhas, de manjericões, desde degustação de limão e alcaçuz a variedades onduladas, roxas e listradas," disse Agenbroad. O manjericão picante cresce em uma forma de "bolinha", disse Nardozzi.

Cebolinha

Com um sabor suave de cebola, a cebolinha pode ser utilizada por cima de batatas assadas, saladas, ovos, pães de queijo e biscoitos. A cebolinha alho também é popular como um substituto da cebola/alho. No jardim, a cebolinha é bonita, tem floração de plantas perenes que crescem no começo da Primavera ao final do Outono. "Os botões florais e flores roxas em forma de pirulito são comestíveis, também e igualmente atraentes para os polinizadores benéficos" como beija-flores e abelhas, disse Agenbroad.

Lavanda

A lavanda oferece seu perfume para tudo, desde o jardim, ao fogão até a banheira. "Use as flores frescas ou secas para adicionar um sabor sutil floral para bebidas, assados, sopas e pratos de carne," disse Agenbroad. "Flores secas também são maravilhosos sachês para gavetas, armários, e até mesmo secador de roupa." A lavanda é uma planta perene, mas não gosta de um clima úmido de inverno. "A folhagem cinza prateada possui hastes longas de flores elegantes em tons roxo, rosa ou branco," disse Agenbroad.

Hortelã

Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo
Hortelã é uma erva relativamente livre para crescimento (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

O hortelã é rápido e fácil de cultivar. A única dificuldade reside na escolha de qual tipo será cultivado e adicionar chás de ervas, coquetéis, geleias e assados. "O hortelã de maçã é um item favorito, mas o jardineiro também pode desfrutar de hortelã de gengibre, chocolate ou laranja, hortelã de abacaxi, e é claro, versões de hortelã-pimenta, hortelã e até mesmo o hortelã Corsa ornamental anão," afirma Agenbroad. Hortelã é uma planta perene e pode ser cultivada em recipientes ou ao ar livre no jardim.

Orégano

O sabor do orégano abrange a cozinha grega, italiana e mexicana, pois seu "sabor terroso, complexo é perfeito para molhos, sopas, massas, feijão e pratos de carne", disse Agenbroad. Orégano é uma erva perene que cresce facilmente e de forma confiável em muitas partes do país e é uma das poucas ervas que não perde muito sabor essencial quando seca.

Salsa

Mais do que uma decoração de prato, a salsa adiciona um toque de limão e acabamento brilhante-verde para saladas, sopas, carnes assadas, legumes, batatas ou peixe. No jardim, a salsa gosta de climas frios, é fácil de cultivar e atrai borboletas. "É uma planta de ótima aparência como comestível ornamental", disse Nardozzi.

Alecrim

Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo
Não apenas no frango, o alecrim é usado frequentemente como arbusto de jardim perfumado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Embora não seja tão fácil de cultivar como algumas das outras ervas, os usos culinários do alecrim valem o esforço extra. O alecrim fresco adiciona sabor ao frango, carne de porco, carne, batatas e outros vegetais. Os ramos são muitas vezes usados no lugar de espetos para espetinhos de cordeiro. Nas partes mais frias do país, muitos jardineiros abrigam seus vasos de alecrim, que é uma planta perene, dentro de casa durante o inverno. As plantas também servem como enfeites devido a suas belas flores azuis, disse Nardozzi. Algumas variedades têm flores brancas ou rosa.

Coentro

Oito ervas para manter seu jardim culinário crescendo
Coentro é melhor cultivado longe de outras plantas de jardim (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Coentro é um item da comida mexicana. As sementes da planta são a fonte de coentro, outro elemento essencial de tempero. O coentro se auto semeia facilmente, então uma vez que você o planta, ele sempre volta a crescer," disse Nardozzi. Uma planta anual pode crescer bem a partir de sementes, mas — ao contrário de outras ervas principais, ele não deve necessariamente ser cultivado entre flores, vegetais e outras ervas. O coentro pode ser cultivado mais próximo do que o espaçamento exigido por outras ervas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível