Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade

Escrito por catherine m. lafuente | Traduzido por rosangela gandini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Presentes práticos podem auxiliar o idoso a lidar com as limitações (Keith Brofsky/Digital Vision/Getty Images)

As pessoas idosas geralmente enfrentam mais dificuldades na rotina diária do que a maioria das outras devido às limitações físicas e às vezes mentais que acompanham o processo de envelhecimento. Elas também estão em um alto risco de alienação devido à constante variedade da evolução da tecnologia disponível utilizada pelas pessoas jovens. Felizmente, há bens e serviços disponíveis que podem auxiliar o idoso a viver de um modo mais fácil, muitos dos quais podem ser dados como presentes. Esses presentes permitem ao idoso manter o ritmo sempre acelerado do cotidiano.

Outras pessoas estão lendo

Aulas de computação

Os computadores e celulares não são apenas comuns, mas também aparentemente vitais para a maioria das pessoas. Para os mais velhos, esse fato da vida pode ser difícil se eles não puderem entender como manipular a tecnologia adequadamente. Dê de presente o seu tempo para o idoso e ajude-o a entender como utilizar esses dispositivos. Certifique-se de escrever instruções para que ele possa consultar em sua ausência.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
As habilidades no computador ajudam os idosos a ficarem conectados com o mundo (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Adesão a um museu

Uma vez que a maioria dos idosos são aposentados, eles têm mais tempo durante o dia do que uma pessoa que trabalha. Sem estímulo suficiente, eles podem sentirem-se chateados ou solitários. Pode-se ajudar uma pessoa idosa a manter os dias ativos e plenos dando a ela um cartão de membro de um museu ou jardim botânico próximo de onde ela mora. Já que muitos museus são grandes, ela pode aproveitar diversos passeios no próprio ritmo, sem cansar-se ao tentar ver muito em um só dia.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Os museus sempre têm objetos interessantes para se ver (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Fazendo compras

Pode ser difícil para o idoso andar nos centros comerciais com facilidade, especialmente se eles têm doenças que os impedem de serem capazes de comprar com independência. Marque um dia por mês para levá-lo às compras para qualquer coisa que ele necessite, como alimentos, roupas ou medicamentos. Se possível, gaste seu próprio dinheiro, dobrando o impacto desse presente.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Levar o idoso para fazer compras é um presente excelente (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Roupas e acessórios

A mobilidade de uma pessoa idosa pode ser vastamente melhorada com roupas e acessórios. Um par de sapatos duráveis com órteses embutidas não apenas ajuda o idoso a caminhar, mas também preserva a postura. Roupas fáceis de vestir e tirar podem ajudar a manter a independência e vestir-se sozinho sem a ajuda de outros. Evite roupas com botões pequenos e acessórios com pequenos fechos. Não se esqueça de comprar itens elegantes.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Roupas modernas e funcionais ajudam a manter a independência e auto-estima do idoso (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Scrapbook digital

Se você e a pessoa idosa fizeram uma viagem, são grandes as chances de que ela aprecie as memórias do tempo que passaram juntos. Ajude-a a reviver a experiência juntando todas as fotografias da viagem e colocando-as em um formato de apresentação de slides em um DVD. Selecione algumas das músicas favoritas dela para servir de trilha sonora. Faça o mesmo com antigos álbuns de família ou fotos de casamento.

Pesos

É um mito que os mais velhos não precisam se exercitar para manter o corpo em boa forma. Pelo contrário, o exercício e a musculação podem ajudar o idoso a ficar em melhor forma, prolongar a vida e fazer com que se sinta bem durante o dia. Compre um jogo de pesos para que então ele possa se exercitar no conforto do lar. Certifique-se de obter pesos apropriados para o nível de habilidade dele.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
O exercício melhora a qualidade de vida do idoso (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Convites para jantar

Cozinhar e compartilhar refeições pode ajudar os mais velhos não apenas a ficar adequadamente alimentados, mas também pode fazer com que se sintam amados e queridos. Compile um livro de receitas dos pratos favoritos do idoso e combine um encontro para ir à casa dele, preparar a comida e jantar com ele. Para um presente extra especial, leve-o para jantar fora em bons restaurantes onde ele sinta-se confortável e pague a conta por ele.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Refeições atraentes e apetitosas deixam o idoso feliz e saudável (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Materiais de arte

Ajude a pessoa de idade a descobrir o lado artístico dando um presente de materiais de arte. Um jogo de tintas ou lápis coloridos é ideal para aqueles com mobilidade limitada que não podem aventurar-se com frequência, e pode ajudá-los a criar mundos virtuais nas próprias casas. No caso de pessoas mais ativas, matricule-as em um curso de cerâmica ou seminário de desenho de modelo vivo. Esse é especialmente apropriado para pessoas aposentadas com amplo tempo para criar arte.

Oito ideias práticas de presentes para pessoas de idade
Criar arte estimula a mente e o impulso criativo (Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível