×
Loading ...

Como dizer olá em vietnamita

Atualizado em 17 abril, 2017

Aprender apenas algumas palavras de uma língua local pode fazer uma grande diferença durante uma viagem. As pessoas são mais propensas a serem amigáveis e ajudá-lo se você tiver se dado ao trabalho de aprender uma simples saudação, como "olá". No Vietnã, as pessoas tendem a usar expressões diferentes para "olá" dependendo da situação, da hora do dia e da pessoa que está cumprimentando.

Instruções

A paisagem deslumbrante do Vietnã atrai muitos turistas (north vietnam landscape image by John Hofboer from Fotolia.com)
  1. Diga "chao" para amigos e familiares como uma forma de dizer "olá". Pronuncie "chao" como a palavra "tchau".

    Loading...
  2. Cumprimente um homem com "chao anh" e uma mulher com "chao chi". Para cumprimentar um Sr. Jackson, por exemplo, diga "chao ong Jackson". Se for uma Sr.ª Jackson, diga "chao chi Jackson". Para cumprimentar um Sr. Jackson novo e solteiro, seria "chao co Jackson".

  3. Mostre respeito aos mais velhos adicionando uma pequena reverência ao modo de dizer "olá".

  4. Troque "olá" para "boa tarde" ou "bom dia", ambas saudações comuns no Vietnã. "Bom dia" é "chao buoi sang", e pronuncia-se "tchau bói seng". "Xin chao", vietnamita para "boa tarde", é pronunciado "xin tchau". Este último é geralmente usado para "olá".

  5. Tente usar a frase "a-lo" no telefone, é uma expressão bastante usada para saudações telefônicas no Vietnã. Pronuncie a palavra como "alô".

  6. Pergunte "como você está" se quiser iniciar uma conversa, ou para ser extremamente educado. Diga "ahn khoe khong?" para homens e "chi khoe khong?" para mulheres. Pronuncie "khoe khong" como "cô-é kong".

Loading...

Dicas

  • Pratique dizer seus cumprimentos algumas vezes em casa antes de experimentá-los em público.

Referências

Loading ...
Loading ...