Óleo de coco não refinado versus o óleo de coco refinado

Escrito por denise minger | Traduzido por amanda nunes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Óleo de coco não refinado versus o óleo de coco refinado
Os dois principais tipos de óleo de coco, o refinado e o não refinado, têm métodos diferentes de produção, custos e benefícios (bionicteaching: Flicker.com)

O óleo de coco -- derivado da semente da palma de coco -- é um óleo comestível versátil, com uma história datando de milhares de anos em regiões tropicais. Embora favorecido na cozinha devido a seu alto ponto de fusão e aroma delicado, os usos desse produto se estendem para além da cozinha: ele também é incluído em produtos cosméticos, sabão, batom e até mesmo em combustível para transporte. Os dois principais tipos de óleo de coco, o refinado e o não refinado, apresentam métodos diferentes de produção, custos e benefícios.

Outras pessoas estão lendo

Processamento refinado

Se o óleo de coco se torna refinado ou não, depende a quais métodos de processamento ele é submetido. O refinado começa com uma "carne" de coco seca, conhecida como "copra". Pelo fato dos produtores de óleo de coco secarem a carne em ambiente aberto, ele pode conter perigosas bactérias e patógenos -- assim, qualquer óleo extraído da copra precisa de uma purificação mais profunda antes que seja seguro para consumo. Durante o processo de refinação, a copra é filtrada com água sanitária para retirar as impurezas, como também, é submetida a um tratamento de calor para remover seu odor característico.

Processamento não refinado

O óleo de coco não refinado, por outro lado, começa com a carne de coco fresca ao invés da copra seca -- assegurando que o óleo extraído é higiênico e sem a necessidade de uma purificação mais profunda. Para produzir esse tipo de óleo, a carne passa por dois métodos: "secagem rápida" ou "moagem úmida". A carne de coco, que seca rapidamente, recebe uma pequena quantidade de calor para remover a umidade, e então a extração mecânica separa o óleo não refinado da carne. Com o processo da moagem úmida, a maquinaria retira o líquido -- e então usa a fervura, refrigeração, centrifugação, fermentação ou enzimas para isolar o óleo do líquido extraído. Em ambos os métodos, o óleo de coco resultante é seguro para consumo sem usar a água sanitária ou a desodorização.

Sabor

Uma das distintas diferenças entre o óleo de coco refinado e o não refinado é o sabor. Pelo fato de o refinado ser desodorizado, ele perde seu sabor característico de óleo de coco e não tem sabor ou cheiro discerníveis. Contudo, o não refinado carrega um leve sabor e aroma de coco.

Custos

Embora o óleo de coco refinado seja submetido a mais estágios de processamento do que o não refinado, ele é tipicamente menos caro. Por ser higienizada posteriormente, a copra usada para fazer o óleo de coco refinado não tem de aderir a padrões específicos para a saúde, assim, uma grande quantidade de carne de coco é aceitável para o processamento -- enquanto que o não refinado requer o uso de carne fresca e higienizada. Conjugado com um alto volume de produção para o óleo de coco refinado, ele tende a ser consideravelmente menos custoso do que seu homólogo não refinado.

Cozinha

Como ingredientes de cozinha, o óleo de coco não refinado e o refinado tem o mesmo ponto de fusão -- 24ºC. Contudo, o óleo refinado tem um "ponto de quebra" de 232ºC, enquanto que o do óleo não refinado é de 176ºC. Por conta da sua alta tolerância ao calor, a versão refinada pode ser uma opção melhor para métodos culinários de altas temperaturas, como a fritura.

Nutrição

Os valores nutricionais dos dois tipos de óleo de coco são similares: ambos contêm 90% de gordura saturada, primariamente na forma de cadeia média de triglicerídeos, e sem carboidratos ou proteínas. Em alguns casos, o óleo de coco refinado é submetido a passos adicionais para se tornar hidrogenado -- resultando na presença de gorduras trans, o que pode contribuir para doenças cardíacas.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível