×
Loading ...

Como fazer óleo essencial de hortelã

Atualizado em 19 julho, 2017

Devido à sua grande versatilidade, a hortelã, tanto na sua forma herbácea, quanto como um óleo essencial, possui muitas aplicações na saúde, beleza e na cozinha. Muitas mães já acalmaram cólicas com chá de hortelã e os aromaterapeutas atuais acreditam que o cheiro pode ajudar a aliviar náuseas, dores de cabeça, fadiga e ansiedade. O óleo de hortelã está disponível comercialmente, mas muitos acham a experiência de fazer o seu próprio mais satisfatória. Surpreendentemente, fazer o seu próprio óleo essencial de hortelã requer pouco tempo e esforço e pode trazer inúmeros benefícios para você e sua família.

Instruções

O óleo essencial de hortelã tem muitos usos (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

    Prepare a hortelã

  1. Corte as pontas da hortelã, que incluem todas as folhas e cabos, até, aproximadamente, 2,5 cm abaixo das folhas mais inferiores.

    Loading...
  2. Amarre a hortelã em punhados e aguarde que ela seque em uma sacola de papel em um ambiente fresco e seco por 48 horas. As plantas secas são chamadas de "hortelã curada" e devem reter ainda um pouco de umidade.

  3. Imediatamente antes de destilar seu óleo de hortelã, desfaça o punhado curado em pedaços menores. Isso ajudará o óleo dentro da planta ser liberado mais facilmente.

    Construindo seu destilador de óleos essenciais

  1. Faça um furo do mesmo diâmetro do tubo de cobre no fundo da lata de café.

  2. Coloque o coador de metal dentro da panela, então coloque a lata de café de cabeça para baixo sobre o coador.

  3. Insira uma ponta do tubo de cobre no buraco da lata e sele as bordas.

  4. Encha a tigela com gelo e coloque-a próximo à panela. Passe o resto do tubo de cobre várias vezes pela tigela com gelo e sobre a borda da tigela.

  5. Coloque uma das garrafas âmbar diretamente abaixo do fim do tubo, onde ela poderá receber o óleo de hortelã que acabou de ser destilado.

    O processo de destilação

  1. Coloque o destilador no fogão. Encha até que a água atinja o limite logo abaixo do coador.

  2. Coloque a hortelã curada no suporte de cozimento a vapor e, então, recoloque a lata de café sobre a hortelã.

  3. Regule o fogo para médio ou médio-alto para que a água comece a ferver vagarosamente. Deixe-a assim por 20 a 30 minutos e, então, desligue o fogo. A maior parte do seu óleo será destilada durante o início do processo de destilação. Entretanto, você pode deixar o destilador montado por até duas horas para terminar de coletar a pequena quantidade de óleo que possa ter permanecido.

  4. Sele a garrafa âmbar e guarde seu óleo essencial de hortelã em um local fresco e escuro, como no armário do banheiro.

    O que fazer com os resíduos

  1. Além do óleo essencial, você tem dois subprodutos gerados pelo processo de destilação: os restos da planta e a água usada.

  2. Você pode descartar a hortelã usada ou utilizá-la como fertilizante para plantas.

  3. A água usada, chamada de hidrossol, deve ser colocada em uma garrafa plástica de spray. O hidrossol, disponível em muitas lojas de cosméticos naturais, pode ser utilizado como um refrescador para o corpo ou para o ambiente, como um tonificador facial revigorante ou como um enxaguante bucal suave.

Loading...

O que você precisa

  • Panela e coador de metal para cozimento no vapor
  • Grande lata de café de metal com um furo no fundo
  • Tubo de cobre
  • Tigela funda de plástico ou metal
  • Gelo
  • Garrafa âmbar pequena
  • Água destilada
  • Folhas e cabos de hortelã
  • Garrafa plástica de spray

Referências

Loading ...
Loading ...