Formas naturais de matar pulgas em gatos recém-nascidos com eucalipto

Deixar os filhotes de gato limpos e livres de pulgas os mantém saudáveis

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Os filhotes de gato, aquelas bolinhas de pelo adoráveis, são muito atraentes, principalmente para pulgas, que não respeitam idade e passam de uma gata mãe para os filhotes. Os gatinhos recém-nascidos são frágeis e sensíveis a vários produtos químicos para o controle desses insetos. Utilizar repelentes naturais protege o ambiente do filhote e mantém as pulgas longe dos recém-nascidos.

Pulgas

As pulgas são insetos parasitas que bebem o sangue de animais. As adultas põem ovos, que caem no chão ou no tapete. Os ovos dão origem a larvas minúsculas, que parecem vermes e comem os dejetos de pulgas adultas. As larvas tecem um pequeno casulo, resistente a produtos químicos, em torno de si mesmas enquanto se transformam em adultas. Por isso que são necessários tratamentos múltiplos ou contínuos. Muitos tratamentos matam as pulgas adultas, as larvas e os ovos; porém, quando os casulos se abrem, o animal é reinfectado.

Prevenção

A melhor forma de proteger filhotes de gato contra pulgas é proteger a mãe. Uma gata grávida deve receber medicamentos antipulgas adequados durante e após a gravidez. Se ela passa um tempo do lado de fora, considere tratar a grama para matar ou repelir as pulgas. Converse com o seu veterinário sobre o melhor tipo de tratamento antipulgas para a sua gata grávida. Conforme os filhotes começarem a explorar o seu mundo, garanta que eles permaneçam dentro de limites que os mantenham longe da infestação de pulgas.

Repelente de pulgas

O eucalipto é uma planta aromática que repele pulgas e carrapatos naturalmente. O óleo de eucalipto, a essência extraída da planta, vem em forma de spray ou de gotas. Não borrife óleo de eucalipto diretamente no gato. A substância química no eucalipto resulta em reações alérgicas em muitos desses animais. Não deixe o eucalipto fresco onde os gatos possam ter acesso. As criaturinhas não devem mastigar os talos ou as folhas dessa planta.

Remoção de pulgas

Mergulhe o gatinho na água até o pescoço. Qualquer pulga no gato pode tentar fugir para a cabeça. Enquanto ainda estiver mergulhado, lave a cabeça do gato com uma esponja, detergente suave e água morna. Passe o detergente suave no gatinho até fazer espuma. Enxágue-o bem. Coloque uma linha de vaselina ao longo da borda traseira de um pente. A vaselina capturará qualquer pulga que tentar escapar por trás do pente. Penteie o gato, começando pela cabeça e descendo. Lave todas as camas dos filhotes. Borrife óleo de eucalipto nas camas limpas. Espalhe raminhos de eucalipto fresco ou seco pelo quarto também.

eHow Brasil
×