O óleo de lavanda repele pulgas?

Escrito por karen frisch | Traduzido por fellipe jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O óleo de lavanda repele pulgas?
O óleo de lavanda repele pulgas, bem como carrapatos, mosquitos e outros insetos (George Doyle & Ciaran Griffin/Stockbyte/Getty Images)

O óleo de lavanda repele pulgas, bem como carrapatos, mosquitos e outros insetos de forma natural e eficaz. As pulgas em uma casa podem ser reconhecidas como pequenos insetos pretos que saltam da pele de seu animal de estimação para pisos e móveis. O óleo essencial de lavanda repele pulgas, mas não as mata. Ele é mais eficaz quando usado como um tratamento preventivo em ambientes fechados e ao ar livre. Usado regularmente ao redor da casa, ele pode controlar a presença de pulgas persistentes.

Irritação da pele

As pulgas são, talvez, a razão mais comum para irritação da pele e coceira em cães. O óleo de lavanda tem benefícios físicos e emocionais que incluem acalmar a pele irritada e nervos em frangalhos. Ele não mata as pulgas, mas é reconfortante para a pele de um cão. Algumas gotas adicionadas ao frasco de xampu aliviarão sua coceira e inquietação consideravelmente. Também é possível adicionar algumas gotas de óleo de lavanda a um borrifador de água. Quando se escova o cão, a pulverização com este óleo molhará seu pelo e hidratará a pele seca. O óleo de lavanda é apenas para uso externo; nunca administre-o por via oral. Uma vez que as pulgas podem provocar alergias, usar um pente de pulgas e examinar regularmente ajuda a evitá-las.

Prevenção em ambientes internos

Uma vez que a prevenção é o melhor remédio, especialmente com pulgas incômodas, tratar a casa antes que a época de infestação por pulgas comece é útil. Colocar algumas gotas de óleo de lavanda em um xampu para tapetes ou solução para aspiração rápida ajudará a mantê-las longe de tapetes e áreas onde o cão permanece. Uma pulverização leve sobre a cama do animal e móveis também funcionará. Adicionar algumas gotas de óleo de lavanda a um prato com água, colocado sob uma lâmpada noturna próximo da área onde o cão dorme, fará com que as pulgas saltem e se afoguem. As pessoas que vivem em regiões quentes deverão estar atentas quanto às pulgas o ano todo.

Prevenção em ambientes externos

Além do óleo essencial da lavanda, a própria planta de lavanda ajudará o cão em ambientes externos. Visto que muitos animais gastam uma grande quantidade de tempo ao ar livre, faz sentido plantar lavanda, um repelente natural de pulgas, para mantê-las longe do quintal. Cortar a grama com frequência para mantê-la curta também desencoraja a infestação por pulgas. Remova a grama cortada e outros arbustos da área onde o cão costuma ficar.

Produtos de lavanda

Feito a partir de pedaços de flores e folhas, o óleo essencial de lavanda é seguro para aplicar diretamente sobre a pele sem ser diluído. É possível comprá-lo em lojas de produtos naturais ou alimentos orgânicos. Pode-se encontrar o óleo de lavanda em vários produtos comerciais, de xampus para cães a limpadores de tapete. Os produtos que contêm esse óleo são uma alternativa segura aos produtos comerciais, os quais podem incluir agentes químicos agressivos.

Precauções

Tome precauções quando usar o óleo de lavanda em cães. Uma vez que ele é usado medicinalmente, consulte o veterinário se o animal estiver prenhe ou usando alguma medicação ou se ele tem outros problemas de saúde comprometedores. Sempre mantenha o óleo de lavanda longe dos olhos.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível