Mais
×

Óleo mineral como um revestimento de madeira

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O óleo mineral é uma das escolhas mais populares para o acabamento da madeira quando uma aparência mais natural é desejada. Para cozinheiros, pais e marceneiros que procuram um material que não seja tóxico, e que não se importam com a manutenção mais significativa da madeira que pode estar envolvida, o óleo mineral é uma escolha popular.

O óleo mineral é um revestimento de madeira (wood image by Ekaterina Shvigert from Fotolia.com)

Importância

O acabamento da madeira com óleo é uma escolha tradicional, embora não forneça a proteção que um verniz faz. No entanto, os óleos, como o óleo mineral, dão uma aparência natural, diferentemente do verniz, e são mais utilizados sobre um revestimento à base de água.

Acabamentos de óleo realçam a beleza natural da madeira (handmade candle box. image by Tom Oliveira from Fotolia.com)

Considerações

O óleo mineral é uma boa escolha para as superfícies de corte, uma vez que não é tóxico. Ele precisa de cuidados regulares, incluindo a lubrificação regular, feita através da aplicação de óleo mineral até que a madeira não absorva mais. Faça o selamento com cera de abelha para uma melhor resistência à água.

O óleo mineral é ideal para um acabamento não tóxico em uma tábua de madeira (water image by hfng from Fotolia.com)

Aplicação

A madeira deve ser lixada até que desenvolva um brilho. Após a aplicação do óleo mineral, deixe de molho e, em seguida, use uma lixa de grão fino sobre a madeira. Adicione uma segunda aplicação de óleo mineral quando a madeira estiver seca; alterne entre a aplicação de óleo e o lixamento até alcançar um acabamento acetinado adequado.

O processo de aplicação inclui a alternação entre o acabamento e o lixamento (sandpapier image by Thomas Aumann from Fotolia.com)

Benefícios

O óleo mineral é a escolha ideal para tábuas de corte de madeira e bancadas de bloco de carniceiro. Ele não é tóxico, preenche os poros nas superfícies de madeira, e repele os pedaços de comida e líquidos.

O óleo mineral é uma boa escolha para superfícies de madeira da cozinha (tomatoes on cutting board image by Lisa Eastman from Fotolia.com)

Vantagens

Para brinquedos de madeira do bebê, o óleo mineral proporciona um acabamento não tóxico que não prejudicará os bebês quando os brinquedos são inevitavelmente colocados em suas bocas. É claro, inodoro e hipoalergênico, enquanto a sua aparência natural, simplesmente, complementará os brinquedos caseiros.

A utilização de óleo mineral para finalizar os brinquedos de madeira do bebê é uma opção segura e não tóxica (alphabet block image by goce risteski from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article