Óleo de motor 20W50 versus 10W30

Escrito por adam smith | Traduzido por mariana de mello andré scarani
Óleo de motor 20W50 versus 10W30

Todo carro precisa de óleo de motor

luxury car - model toy car image by alma_sacra from Fotolia.com

A escolha do óleo de motor correto é uma necessidade. Os carros dependem desse lubrificante para evitar danos e melhorar a eficiência e a vida útil do motor. Existem muitos tipos diferentes de óleos, que possuem aplicações específicas, para uso em cortadores de grama, carros e barcos. Os óleos 20W50 e 10W30 são dois tipos de óleos para uso em veículos, mas são bem diferentes.

Outras pessoas estão lendo

Propósito do óleo de motor

O óleo de motor lubrifica as peças internas do motor, evitando sua corrosão, limpando-o e arrefecendo-o. Se ele funcionasse sem este líquido, travaria e seria irremediavelmente danificado. Cada motor requer um volume específico de óleo, e possui um intervalo de troca. Muitos carros velhos precisam de trocas de óleo a cada 4.800 km, enquanto alguns modelos mais novos podem precisar apenas a cada 16.000 km.

Viscosidade

A viscosidade é um termo que se refere à espessura de um óleo de motor. Ela é indicada por um sistema de dois números, que indica um índice de viscosidade em temperaturas baixas e na temperatura normal do motor. A letra "W" na viscosidade indica que é um óleo que pode ser usado no inverno.

Diferenças de viscosidade

Os óleos de viscosidade menor são preferíveis em áreas frias. Eles são mais finos, e fluem melhor em temperaturas extremamente baixas. Um carro com óleo de viscosidade alta pode ter problemas de partida em climas frios. Por outro lado, os óleos de maior viscosidade são preferíveis em locais muito quentes, pois costumam melhorar o desempenho do veículo em altas temperaturas.

Óleo 20W50

O óleo 20W50 é extremamente viscoso. Ele é adequado para climas quentes, e oferece mais proteção ao calor do que o 10W30. Também é uma boa opção para veículos mais antigos, pois, por ser muito viscoso, pode evitar vazamentos em carros antigos. É importante notar que esse óleo pode ser grosso demais para muitos motores, em qual caso ele pode danificar severamente o motor.

Óleo 10W30

O óleo 10W30 não é o mais fino do mercado, mas é muito mais fino do que o 20W50. Ele costuma ser usado em temperaturas médias, e é adequado para aplicações acima de -29 C. Algumas pessoas podem passar a usar este óleo quando seu veículo passa de 160.000 km rodados, pois ele oferece mais proteção e lubrificação. Mais carros usam 10W30 do que 20W50.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media