Óleo de motor no cano de descarga: sinal de problemas

Preste atenção nos pistões e anéis de seu motor

Aeronautical piston engine image by Andrew Breeden from Fotolia.com

Se qualquer coisa além dos gases de escape estiver saindo pelo cano de descarga do seu veículo, pode ser um sinal de problemas. Caso haja óleo no escape, é importante resolver o problema imediatamente. Lembre-se de que a maioria dos sinais de vazamento de óleo no escape precisará de uma avaliação profissional.

Válvula PVC entupida

A válvula PVC permite a ventilação de uma quantidade controlada dos gases de escape do motor na câmara de combustível, permitindo que sejam queimados. Quando ela se entope, o motor pode ficar pressurizado internamente, fazendo o óleo passar por juntas importantes e entrar no escape. Este problema geralmente é acompanhado de uma fumaça azulada, aumento de consumo e velas sujas de óleo, e pode ser resolvido facilmente, substituindo a válvula.

Guias de válvula gastas

As guias de válvula são peças internas do motor que ajudam a controlar o fluxo de gases que entram e saem dele. Elas são lubrificadas pelo óleo do motor, e possuem selos ao longo de suas hastes que podem se desgastar, permitindo que o óleo do motor passe por eles. Quando isso acorre, o óleo passa pela válvula desgastada e entra no fluxo de gases de escape do motor, se acumulando no cano de descarga. Esse problema geralmente é acompanhado de uma fumaça azulada saindo do escape.

Junta do cabeçote estourada

A junta do cabeçote sela o cabeçote do motor no bloco. Ela é parte do sistema de admissão e escape, e sela as passagens de fluido entre o cabeçote e o motor. Quando a junta estoura, os fluidos passam por ela e entram no escape. Este problema costuma ser acompanhado de sobreaquecimento, redução de potência, piora de consumo e funcionamento áspero.

Anéis dos pistões desgastados

Os pistões são a parte do motor que extraem a energia da combustão do combustível. A ignição da mistura força-os para cima e para baixo, fornecendo a energia que move o veículo. Eles são selados diametralmente por anéis que ficam ao redor de sua circunferência e são lubrificados por óleo de motor. Quando eles se desgastam, o óleo e o combustível passam por eles e entram no sistema de escape. Este problema costuma ser acompanhado por fumaça branca a azulada e perda considerável de potência.

Buraco no pistão

Os pistões obtêm diretamente a energia da combustão. Um pistão que desenvolva um buraco em sua superfície permite que o óleo e os gases passem por ele e entrem no escape. Este problema costuma ser acompanhado de fumaça, funcionamento e desempenho ruins e ruído no motor.

Bloco do motor rachado

O bloco do motor é a parte onde ficam as peças internas do motor, e é cheio de passagens, que controlam o fluxo dos fluidos para suas peças. Uma rachadura nessa peça permite que o óleo vá para o escape de diversas maneiras, e é sempre um problema sério, que costuma ser acompanhado de sobreaquecimento, perda de potência, funcionamento áspero e ruído no motor.

eHow Brasil
×