Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?

Escrito por rich finzer | Traduzido por cassie cakes
Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?
Uma lamparina comum (oil lamp image by Pierrette Guertin from Fotolia.com)

Para ter uma fonte de iluminação de emergência confiável, muitas pessoas utilizam lamparinas ou candeias. Elas são portáteis, relativamente baratas e produzem bons níveis ​​de iluminação. Em tempos antigos, romanos e gregos queimavam azeite de oliva em suas lamparinas. O azeite pode ainda funcionar como combustível, mas os consumidores de hoje em dia têm uma diversidade de combustíveis mais práticos para suas lâmpadas a óleo.

História da lâmpada a óleo

Durante início da história da América, usava-se óleo de baleia nas lâmpadas. Mas em meados do século XIX, muitos optaram pelo "óleo de carvão". Era um tipo de querosene derivado de carvão de esporos. No entanto, após a descoberta de petróleo, a querosene passou a ser produzida por destilação de petróleo bruto. Pelos padrões atuais, a antiga querosene era de má qualidade. Conforme melhoraram as técnicas de refino, também melhorou a qualidade do combustível para lâmpadas. Consumidores modernos podem escolher dentre muitos óleos altamente purificados para suas lamparinas e candeias.

Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?
Os primeiros americanos usavam óleo de baleia ou carvão em suas lâmpadas (oil lamp image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)

Parafina versus óleo

Alguns óleos para lâmpada são rotulados como "parafina líquida", em vez de apenas "óleo para lâmpada". Não há qualquer diferença entre eles. Ambas as variedades são produzidas a partir de misturas altamente refinadas da mesma coisa: o querosene. Óleos rotulados como "ultrapurificados" também foram filtrados várias vezes para remover partículas e torná-los cristalinos.

Tipos de óleo

Alguns óleos contêm corantes coloridos. O corante não afeta as características de queima do óleo; é adicionado estritamente para apelo estético. Outros óleos são perfumados com essências de pinho, frutas cítricas ou especiarias, como cravo ou canela. A variedade mais comum de óleo é a incolor. É vendida em muitas lojas de ferragens e bricolagem. Óleos tingidos ou perfumados são geralmente vendidos por varejistas especializados nestes produtos.

Substitutos

A fórmula K-1 de querosene não tingida também é um combustível bom tanto para lamparinas ou candeias. O preço, se comparado ao de querosenes tingidos ou perfumados é muito baixo. Você pode comprar querosene K-1 em diversos varejos de óleos. É o mesmo combustível que as pessoas usam em aquecedores a óleo, ou os aquecedores portáteis utilizados em dependências ou oficinas sem aquecimento. Foi também o combustível das lâmpadas usadas por ferroviários.

Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?
Antigas lâmpadas de ferroviário usavam querosene (Oil lamp on a red wall image by Sergey Skleznev from Fotolia.com)

Considerações

Como outros produtos, quanto maior o recipiente de óleo que você comprar, mais baixo o preço por litro. Se você tem várias lâmpadas, comprar óleo aos galões pode ser mais econômico. Se os membros de sua família sofrem de alergias, óleos perfumados podem irritá-los. Além disso, ao longo do tempo, o óleo em suas lâmpadas será absorvido pelo pavio e irá evaporar. Verifique a reserva de óleo regularmente. É melhor ter as lâmpadas cheias antes de faltar energia.

Ajustes

Independentemente do óleo que você escolher, se você não mantiver suas lâmpadas devidamente limpas e ajustadas, poderão começar a produzir fuligem. Mantenha os pavios bem aparados e o bocal do vidro limpo. Ajuste o pavio de modo que fique alinhado com o topo da lamparina ou ligeiramente maior. Você terá bastante iluminação, sem fumaça, e seu óleo da lâmpada irá durar mais tempo. Como espelhos refletem e focalizam a luz, você pode adquirir suportes equipados com espelhos circulares.

Que tipo de óleo se põe em lamparinas e candeias?
Um bocal sujo de fuligem é sinal de maus ajustes (retro lamp image by Aleksandr Ugorenkov from Fotolia.com)