on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Óleo de rícino para sarna felina

Atualizado em 21 novembro, 2016

A utilização do óleo de rícino para o tratamento da sarna em gatos é um remédio caseiro comum para a condição, mas em virtude da sua natureza, é necessário considerar o uso de métodos mais convencionais para o tratamento do seu gato. Existem vários tipos de sarna felina, e nem todos podem ser tratados por meio da aplicação de óleo de rícino sobre as áreas afetadas.

Benefícios

De acordo com o Home Remedy Reference Center, o óleo de rícino funciona bem como um remédio caseiro para eliminação de ácaros. Sendo um tipo de óleo vegetal, é uma solução barata e de efeito rápido. A utilização de remédios caseiros também poupa uma consulta cara no veterinário. Porém, tenha cuidado, já que um gato coberto de óleo de rícino correndo ao redor da sua casa pode causar bagunça.

Loading...

Identificação

De acordo com o The Cat Health Guide, a sarna felina é uma doença dermatológica causada por uma infestação de ácaros na pele. Se você perceber que seu gato apresenta coceira, caspa, queda de pelagem ou feridas, ele pode ter sarna. Para ter certeza, leve-o ao veterinário, que analisará uma amostragem da pele do seu animal sob um microscópio.

Um canal auricular irritado e inflamado poderia indicar a presença de ácaros da orelha, a forma mais comum de sarna felina. A sarna notoédrica, também conhecida como escabiose felina, é o segundo tipo mais comum. A perda de pelagem, a formação de crostas na pele, a coceira excessiva e as feridas podem ser sintomas da sarna notoédrica.

Considerações

As pessoas costumam utilizar remédios caseiros para evitar uma visita ao veterinário e o pagamento por medicamentos caros, o que não é aconselhável se o seu gato tem sarna. É melhor saber exatamente que tipos de sarna são altamente contagiosas, como a sarna notoédrica e uma forma rara de sarna chamada Cheyletiella, que podem contaminar você, sua família ou seus outros animais de estimação. Alguns tipos de sarna, tais como os ácaros da orelha ou um tipo raro chamado demodécica, podem levar a uma infecção bacteriana ou fúngica secundária que exigirá a administração de antibióticos.

Limitações

Diferentes tipos de sarna são causados por diferentes tipos de ácaros, algumas das quais não podem ser curadas com óleo de rícino ou algum outro tipo de remédio caseiro; certos tipos de sarna necessitam de medicação específica ou até mesmo de injeções. Ainda é possível administrar remédios caseiros para aliviar alguns dos sintomas da sarna, como a coceira. Se você estiver preocupado com o alto custo dos medicamentos prescritos, existem alguns tratamentos sem prescrição médica para a condição.

Precauções

Sempre consulte o seu veterinário antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para a sarna felina, especialmente se a fêmea estiver grávida ou amamentando. Lembre-se, se você não levar o seu animal ao veterinário para diagnosticá-lo corretamente, pode tratá-lo com algo que faça mais mal do que bem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...