Óleo de tungue para revestir madeiras

Escrito por drew nelson | Traduzido por matheus oliveira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Óleo de tungue para revestir madeiras
Óleo de tungue é o mais indicado para retocar sua madeira (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)

O óleo de tungue tem sido usado por séculos como um acabamento para madeira e em muitas outras utilidades.Os chineses usavam esse óleo para impermeabilizar mastros e velas para suas sucatas. Os militares dos EUA o usavam para revestir peças militares durante a Segunda Guerra Mundial. Além de ser resistente à água, o óleo de tungue resiste bem a muitos ácidos e bases. Ele permanece flexível ao longo do tempo e acomoda a contínua expansão e contração das superfícies de madeira, mantendo também a sua cor, enquanto outros óleos, como o óleo de linhaça, escurecem com o tempo.

Outras pessoas estão lendo

Puro óleo de tungue polimerizado

O puro óleo de tungue polimerizado é o melhor tipo para retoque de carvalho. A madeira perde umidade ao longo do tempo e óleos são usados para restaurar sua aparência natural. Como o óleo de tungue seca sobre uma superfície de madeira, as moléculas se unem, formando um laço apertado que é impermeável e resistente a muitos produtos químicos. Esse processo também torna a superfície flexível e resistente ao desgaste. A polimerização é um processo de cozedura que altera a estrutura molecular do óleo de tungue, intensificando a sua tendência de ligação natural.

Luz ultravioleta

A radiação ultravioleta provoca a fotodegradação, uma forma de dano ao revestimento ou fibras de madeira. O dano inicial é mínimo, mas, com a contínua exposição aos raios UV e agravado pela umidade, o processo logo provoca danos extensivos para o revestimento e depois para a madeira em si.

Preparação da madeira

A superfície da madeira precisa ser limpada para remover todas as substâncias estranhas (fiapos, sujeira, graxa, cera, óleo, tinta velha ou verniz). Novas superfícies de madeira precisam ser lixadas com uma lixa fina de qualidade. Isso permite a penetração máxima do óleo de tungue em seus poros.

Aplicando o óleo de tungue

Ao aplicar o óleo de tungue, a temperatura deve estar em torno de 12,5ºC a 24°C e a umidade deve ser inferior a 65% para que não haja dificuldades na aplicação do acabamento ou seja necessário um longo tempo de secagem. Aplique a primeira mão com um pincel. Permita que a superfície absorva durante 10 a 15 minutos; em seguida, limpe-a toda com um pano limpo. Permita que a primeira camada seque durante seis a oito horas. Deixe o revestimento secar e aplique a camada seguinte utilizando o mesmo procedimento, mas com menos óleo. Em seguida, repita o processo por mais quatro camadas para obter uma proteção forte e um bom acabamento. Para evitar estrias e manchas causadas pela umidade presa entre as camadas devido a um tempo de secagem insuficiente, realize um teste. Isso consiste em empurrar a ponta dos dedos contra a madeira sobre as várias partes da superfície a ser pintada. Se houver algum atrito, deixe secar por mais tempo. Repita o teste a cada duas horas até deslizar os dedos facilmente por toda a superfície.

Manutenção

O programa de manutenção dependerá da exposição à luz UV. Uma alta exposição a luz solar, umidade ou altas temperaturas exigirá manutenção anual. Para uma exposição mais moderada, será necessária a cada três anos. Rachaduras no acabamento são geralmente microscópicas linhas finas que são facilmente preenchidas pela aplicação de outra camada de óleo de tungue. Não há nenhum limite para o número de camadas que podem ser aplicadas. Aplique mais óleo de tungue quando a manutenção for necessária.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível