Mais
×

Óleo vegetal para coceira em cães

Atualizado em 21 novembro, 2016

Quando um cão tem coceira, ele irá usar suas unhas para arranhar a pele. É importante tratar a causa do prurido e aliviar os sintomas usando óleo vegetal. Se o cão não puder alcançar a área da coceira, ele vai esfregá-la no sofá, cadeiras, tapetes e outros móveis domésticos. Quando a coceira é extrema, o animal vai constantemente se arranhar, lamber ou esfregar sua pele até que esteja vermelha ou ferida. Às vezes, o pelo do cão vai cair até partes da pele ficarem expostas. Se você não vê o seu cão exibindo algum destes sintomas, mas há áreas sem pelo ou vermelhidão, ele pode estar se coçando quando você não está olhando.

Óleo vegetal pode ajudar a aliviar coceira (bottle of oil image by Adrian Hillman from Fotolia.com)

Causas médicas

Algumas causas de coceira requerem tratamento, enquanto outras podem só exigir uma mudança ou adição à dieta. As condições que causam a coceira e requerem tratamento médico são pulgas, micose, infecções, hipotireoidismo e sarna. Se suspeita que a coceira do seu cão é causada por uma condição médica, você deve tratar a condição enquanto alivia os sintomas com óleo vegetal.

Outras causas

Outros problemas que podem levar um cão a ter coceira na pele são alergias, estresse, mudanças sazonais e pele seca. É uma boa ideia levar o cão para ser avaliado pelo veterinário, mesmo que ache que sabe a causa. As alergias podem muitas vezes ser resolvidas ao se encontrar a causa. Se você suspeitar de alergias, o veterinário pode sugerir um diagnóstico por tentativas, alterando a dieta ou o xampu do seu cão. Ele também pode confirmar se a coceira é devido às outras fontes listadas.

Adicione óleo à comida do cão

Se o seu cão está se coçando devido a hipotireoidismo, pele seca crônica ou mudanças sazonais, adicionar óleo vegetal à sua dieta vai ajudar a aliviar os sintomas de dentro para fora. Você pode colocar uma a duas colheres de sopa de óleo vegetal na comida seca ou úmida todos os dias. O óleo vai adicionar gordura na dieta do seu cachorro, o que é essencial para uma pele saudável.

Ofereça outras comidas com óleo

A maioria dos cães não vai notar ou se incomodar com a mudança na textura ou gosto dos alimentos, mas se ele se recusar a comer, você pode oferecer outros tipos de alimentos ricos em óleo. Você pode adicionar o óleo ao arroz branco ou a receitas de guloseimas caninas. Você também pode salpicá-lo sobre legumes cozidos no vapor ou carnes.

Aplicação externa

Nas condições que requerem tratamento médico, como pulgas ou certos tipos de sarna, você pode aplicar o óleo vegetal nas áreas afetadas da pele para proporcionar alívio à coceira. Se o veterinário confirmar que a condição não é contagiosa para humanos, você pode usar os dedos para esfregar o óleo na área afetada. Você terá que aplicá-lo várias vezes por dia. O óleo vai suavizar a pele e adicionar um revestimento para ajudar a evitar mais danos se o cão continuar a se arranhar.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article